Dia do Advogado – Conheça a data!

119

No dia 11 de agosto, é celebrado o Dia do Advogado, homenageando os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça.

Conheça mais sobre!

Como surgiu o Dia do Advogado?

A data remete à criação das duas primeiras faculdades de Direito no Brasil em 1827: Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e Faculdade de Direito de Olinda (PE). Isso ocorreu depois da promulgação da primeira Constituição Federal do Brasil (1824), quando Dom Pedro I implantou o primeiro curso de Direito no país.

Mas, além dessa data, o dia 19 de maio é outra data importante para a história da advocacia, quando se comemora o dia do padroeiro desses profissionais, Santo Ivo. O padroeiro foi estudante de Direito aos 14 anos, na cidade de Paris. Atuou em defesa dos em situação de vulnerabilidade que não podiam arcar com as despesas judiciais.

Qual a importância do Advogado?

A data reconhece e valoriza esses profissionais na defesa dos direitos e garantias da população. Dessa forma, destacando o papel essencial dos advogados na promoção da justiça e no funcionamento do sistema jurídico. Também serve como uma fonte de inspiração para futuros estudantes e profissionais. Assim, levando para uma reflexão e melhoria das práticas jurídicas, incentivando a ética e a dedicação na profissão.

Leia mais: O campo do Direito e o mercado de trabalho no país

Unisanta

Na Universidade Santa Cecília – Unisanta, o curso de Direito tem a carga horária de 4.416 horas, sendo 10 semestres (5 anos de curso), distribuídos entre disciplinas teóricas e práticas, estágios supervisionados e a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Após a conclusão do curso, os graduados em Direito têm a possibilidade de atuar em diversas áreas, como em escritórios, empresas ou órgãos públicos.

Confira aqui.