Curso de Marketing: conheça mais sobre o tecnólogo!

33
curso-de-marketing

No curso de Marketing, os alunos estudam as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisas de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. A formação capacita os profissionais para compreender e melhorar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes. 

A formação estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e apresenta aspectos de posicionamento de mercado com o uso da tecnologia, além da comunicação. Durante o curso, os estudantes aprendem a:

  • desenvolver e implementar estratégias de marketing;
  • planejar campanhas; e
  • analisar as tendências do mercado através dos recursos da profissão. 

O curso tecnológico tem como objetivo capacitar o estudante para atender às necessidades de propaganda, promoções e vendas de marcas, empresas e outros setores. O tecnólogo prepara os alunos para se destacarem tanto no mercado tradicional quanto no comércio on-line e em redes sociais.

O profissional irá estudar o mercado, analisar o comportamento de consumidores, exercitar sua criatividade com a criação de estratégias de comunicação e elaborar um calendário de ações. Outro aspecto importante durante o curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio. 

Afinal, o que é Marketing?

O Marketing é a ciência que cria, explora e entrega valor, com a intenção de satisfazer as necessidades de mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve identificar necessidades não atendidas dos consumidores, decidir e quantificar o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Pesquisas de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição envolvem as atividades do marketing, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.

Quais são as estratégias de Marketing ensinadas ao longo do curso?

  • Marketing de Conteúdo: Estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante, como textos, vídeos, e-books, posts e outros. 
  • SEO (Search Engine Optimization): Conjunto de estratégias de otimização para mecanismos de busca em sites para melhorar a visibilidade e o posicionamento em motores de busca. 
  • Marketing nas redes sociais: Utilização de plataformas sociais para promover produtos ou serviços, engajar com o público e construir a marca.
  • Marketing por e-mail: Mensagens eletrônicas com envio direcionado para um grupo de contatos, visando promover produtos ou serviços e manter o relacionamento com clientes. 
  • Marketing por influência: Parceria com personalidades influentes para promover produtos ou serviços. 
  • Publicidade paga: Compra de espaço publicitário em diferentes mídias para divulgar produtos, serviços ou a marca. 

Qual é a importância do Marketing?

A importância do Marketing é observada na conexão entre empresas e consumidores, a área identifica e atende necessidades dos clientes, além de criar valor, impulsionando vendas e construindo a marca. Graças ao Marketing, as empresas não precisam lutar para alcançar seu público-alvo e diferenciar seus produtos ou serviços em mercados competitivos. 

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade? 

O Marketing e a Publicidade são etapas distintas de captação e desenvolvimento de marca e solução. O Marketing atua de forma mais ampla, englobando a identificação das necessidades do consumidor, desenvolvendo produtos, definição de preços, distribuição e promoção. Por outro lado, a Publicidade é um componente do Marketing, focada na criação e disseminação de mensagens para informar ou influenciar o público sobre produtos, serviços ou marcas.

Como é o curso de Marketing?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado. 

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing. Também prepara os estudantes para assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas.

Além disso, o curso capacita os alunos para planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado. O curso de Marketing na Unisanta possui o total de 1.600 horas, dividas ao longo de quatro semestres. 

Qual a grade curricular de Marketing na Unisanta?

A grade curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso, veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Marketing na Unisanta:

  • Gestão Mercadológica;
  • Segmentação de Mercado;
  • Tecnologia e Inovação;
  • Comportamento do Consumidor.

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Marketing da Unisanta.

O que faz o profissional de Marketing?

O profissional elabora planos estratégicos das áreas de comercialização, comunicação e marketing de empresas, coordenando e implementando atividades para a promoção do produto, serviço ou pessoa.

Ele poderá atuar no mundo corporativo, aplicar consultorias, trabalhar com pesquisas que identificam hábitos e necessidades de consumidores, além de posicionar e promover o trabalho de artistas, famosos, influenciadores e outros. 

O setor de serviços é o que mais costuma empregar esse profissional, entre as áreas mais aquecidas do marketing digital, cultural e promocional. 

Leia também: Entenda como o Marketing funciona nos dias de hoje