Curso de Comércio Exterior: conheça mais sobre o tecnólogo!

curso-de-comercio-exterior

O curso de Comércio Exterior é responsável pela área que estuda e promove as transações comercias entre países, envolvendo importação, exportação e negociações internacionais, visando ampliar os mercados e gerar desenvolvimento econômico.

Durante a faculdade, o estudo é voltado para a compreensão dos processos relacionados ao comércio internacional, abrangendo disciplinas e habilidades demandadas em negociações comerciais.

A grade curricular do curso de Comércio Exterior abrange disciplinas referentes à economia internacional, logística, gestão de negócios internacionais, cadeia de suprimentos, direito aduaneiro, finanças internacionais, marketing global e idiomas estrangeiros, como inglês, espanhol e mandarim.

Os estudantes têm aulas teóricas e práticas ao longo do curso, incluindo estudos de caso, simulações de negociações internacionais e atividades que estimulam a tomada de decisões estratégicas.

Após a formação no curso, os profissionais em Comércio Exterior podem trabalhar em empresas importadoras e exportadoras, instituições financeiras internacionais, organizações governamentais relacionadas ao comércio exterior, consultorias de comércio internacional, órgãos de fiscalização aduaneira, entre outras áreas.

Como é o curso de Comércio Exterior?

O curso de Comércio Exterior é projetado para formar profissionais qualificados em operações de comércio internacional. Entre as disciplinas, a Economia Internacional se destaca, fornecendo uma compreensão das dinâmicas econômicas globais. Outra área enfatizada no curso é a Legislação Aduaneira, que introduz as leis que regulam a importação e exportação de bens e serviços.

Ao longo dos semestres, os estudantes se aprofundam também em Logística Internacional, aprendendo sobre o transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias em escala global, e Negociação Internacional, que aplica as habilidades de comunicação e estratégias para negociar em diferentes culturas e mercados.

As aulas teóricas do curso são complementadas com estudos de caso, simulações de negociações internacionais e projetos de operações de comércio exterior. A Unisanta tem cerca de 6.700 alunos encaminhados para estágios em indústrias e outros setores nos últimos anos, ajudando e guiando o aluno no mercado de trabalho.

Qual a grade curricular de Comércio Exterior na Unisanta?

A grade curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudara durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Comércio Exterior na Unisanta:

• Legislação e Prática Aduaneira
  • Sistemática de Exportação e Importação
  • Gestão de Projetos
  • Fund. de Planejamento Estratégico nas Organizações
  • Pesquisa Acadêmica

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Comércio Exterior na Unisanta.

O que se aprende na faculdade de Comércio Exterior?

Na faculdade de Comércio Exterior, os estudantes aprendem conceitos teóricos e práticos relacionados ao comércio internacional. Disciplinas como economia internacional, logística e cadeia de suprimentos, gestão de negócios internacionais, direito aduaneiro, marketing global, finanças internacionais e idiomas estrangeiros abrangem o currículo do curso.

Ao longo do curso, os estudantes aprendem sobre dinâmicas do comércio global. Eles exploram os processos de importação e exportação, políticas comerciais, barreiras tarifárias e não tarifárias, regulamentações aduaneiras e os acordos comerciais entre os países. Conceitos e técnicas utilizados nas negociações internacionais, incluindo estratégias de precificação, análise de mercado e gestão de contratos são apresentados para os alunos no decorrer do programa.

No nicho da logística e da cadeia de suprimentos, os alunos aprendem sobre os modais de transporte, armazenagem, distribuição e gestão de estoques, entendendo a importância da eficiência e da redução de custos nesse contexto. São abordadas também questões relacionadas ao seguro de transporte, embalagens e documentação necessária para o fluxo de mercadorias.

A faculdade de Comércio Exterior valoriza o aprendizado de idiomas estrangeiros, principalmente o inglês, espanhol e outros idiomas relevantes para o comercio global.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais, definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Comércio Exterior segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.

O que faz o profissional de Comércio Exterior?

O analista de Comércio Exterior realiza operações de comércio internacional para importação e exportação de produtos e serviços. Além disso, processa operações de importação e traça planos de exportação.