curso-de-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma formação superior de tecnologia que prepara os alunos no desenvolvimento e manutenção de sistemas computacionais, aprendendo técnicas voltadas à projeção de softwares eficientes e atualizados para o mercado.

Na Unisanta, o curso tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estuda e aborda as necessidades e demandas da Baixada Santista, no desenvolvimento de competências e habilidades profissionais para o mercado de trabalho. A graduação da Unisanta forma profissionais capazes de analisar, desenvolver e implantar projetos nas áreas de sistemas, redes e tecnologia.

Dentro das matérias e grade curricular do curso, a compreensão de linguagens de programação populares, por exemplo, está incluída, além de bando de dados, desenvolvimento web, arquitetura de software e segurança de informação.

A área oferece diversas oportunidades profissionais. Os graduandos podem entrar no mercado de trabalho com diferentes funções e nichos.

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), a formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas se enquadra como um curso tecnológico da área de Informação e Comunicação. Dessa forma, sua nomenclatura pode ser concebida como C.S.T (Curso Superior de Tecnologia) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

O curso tem em cinco semestres na Unisanta e, dentro desse período, o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância, ambos com carga horária de 2.000 horas.

Qual é a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unisanta?

A grade curricular é o conjunto de matérias que o aluno fará durante o curso, veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso na Unisanta:

  • Desenvolvimento De Jogos
  • Qualidade De Vida
  • Tecnologia E Inovação
  • Desenvolvimento Pessoal E Profissional
  • Frameworks Para Web
  • Interface Homem Máquina

Aqui você pode conferir a grade curricular completa do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unisanta.

O que se aprende na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Durante o curso, os estudantes aprendem sobre a concepção, desenvolvimento, gerenciamento e implantação de sistemas de informação e software. Além disso, são abordados tópicos como programação, banco de dados, redes de computadores e princípios de engenharia de software.

O curso capacita os estudantes a compreender, projetar, desenvolver e implementar sistemas de software de maneira eficiente. Isso faz com que os alunos mergulhem em uma série de tópicos que formam a base da tecnologia da informação e da computação.

Na Unisanta, o aluno aprende o que há de mais moderno em termos de infraestrutura. A Universidade Santa Cecília registra marcas notáveis com o investimento em tecnologias arrojadas e a constante modernização das instalações, incluindo salas e laboratórios climatizados e tecnologia Wi-Fi. Além disso, destaca-se o aperfeiçoamento permanente do corpo docente e o pronto atendimento aos anseios comunitários.

Como é a carreira do profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Depois de concluir o curso, o aluno será denominado analista de desenvolvimento de sistemas, tendo a capacidade de criar sistemas e aplicações, determinar interface gráfica, critérios de navegação, montar estruturas de banco de dados e realizar a codificação de programas.

Leia mais: Análise e Desenvolvimento de Sistemas: aprenda sobre programação, bancos de dados e outros

O analista seleciona recursos de trabalho, como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. No mercado de trabalho, é possível atuar em empresas do setor público e privado, como empresas de Tecnologia de Informação (TI) e de telecomunicações.

Onde trabalha o analista de desenvolvimento de sistemas?

O analista de desenvolvimento de sistemas possui uma grande variedade de oportunidades profissionais em diferentes setores da indústria de tecnologia da informação. É possível encontrar oportunidade em startups e corporações, além da possibilidade de atuar de forma autônoma ou em empresas de softwares escrevendo códigos, implementando funcionalidades e transformando as especificações em sistemas funcionais.

A área de Desenvolvimento Web oferece oportunidades para os graduados criarem sites e aplicativos web interativos e dinâmicos. Eles trabalham com linguagens de marcação, como HTML e CSS, e linguagens de programação, como JavaScript. Nesse contexto, as empresas também valorizam a expertise em frameworks e bibliotecas como React, Angular ou Vue.js.

A crescente preocupação com a Segurança da Informação também abre portas para os formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os especialistas em segurança cibernética ajudam a proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas, implementando medidas de prevenção, detecção e resposta a ataques.