Uma grande oportunidade de carreira e crescimento para estudantes que estão no final da faculdade ou recém-formados (com até dois anos da conclusão do curso) é ser trainee!

O cargo é oferecido como um programa de treinamento, com funções definidas e supervisionadas, para ocupar uma posição técnica ou até gerencial no futuro. Ele pode durar de seis meses até dois anos de duração. Após isso, cabe ao chefe decidir se você será efetivado ou não.

Algumas das vantagens de ser trainee são as oportunidades de aprendizado e a chance de ser inserido no mercado de trabalho logo depois de sua graduação.

Mas como é possível virar trainee de uma grande empresa? Neste post vamos ajudar você com isso!

O processo seletivo para o cargo consiste de provas de conhecimentos gerais e específicos e também de entrevista e dinâmicas de grupo com os gestores da empresa. Então, primeiramente, prepare-se para as provas e entrevista.

Os recrutadores prestam atenção em suas atividades extracurriculares durante a entrevista, pode ser monitoria, projetos na faculdade, um curso livre, estágio e até trabalho voluntário. Tudo isso faz você se destacar entre os concorrentes.

Outra dica essencial é conhecer a empresa na qual você está se candidatando à vaga. É melhor procurar saber a história dela, seus serviços, como funciona e se você se identifica com a vaga oferecida, do que ir procurando diversos programas. Além disso, esse conhecimento pode servir para o momento em que perguntarem: “Por que você quer trabalhar aqui?”, durante a entrevista.

Também é de extrema importância falar uma segunda língua, principalmente o inglês. Hoje em dia, quase todas as empresas colocam idiomas como requisito para a vaga.

O mais importante é manter a calma e lembrar que o cargo de trainee é apenas o começo da sua vida profissional! Você estará lá para crescer e aprender como profissional.