Uma entrevista de emprego é um momento importante na nossa vida. Então, quando vamos participar de um processo seletivo em uma empresa, muitas vezes entramos em pânico, principalmente se for para aquela tão sonhada vaga.

A partir desse momento, começamos a pensar e repensar diversas vezes em tudo: currículo, aptidão para a vaga, os concorrentes, comportamento e muito mais.

Portanto, separamos algumas dicas que podem ajudar você a se dar bem em uma entrevista de emprego. Mas antes de tudo, lembre-se de que é preciso relaxar, ter calma e autoconfiança que irá se sair bem!

A primeira dica começa antes mesmo da entrevista: faça sua lição de casa. É importante pesquisar sobre a empresa, como ela funciona, seus serviços e o público-alvo, para ter uma noção do profissional que ela procura.

Uma das dicas mais importantes é ser sincero. Normalmente, uma das primeiras coisas que o recrutador faz na entrevista é pedir que fale sobre você. Fale sobre a sua formação acadêmica, experiências profissionais, o que gosta de fazer, seus sonhos e expectativas.

A sinceridade também é importante quando citar suas qualidades e defeitos! É essencial que você seja capaz de fazer uma autoanálise e, além de se elogiar, também reconhecer seus erros.

Cite suas principais qualidades que podem ajudar na vaga e que definam você no trabalho. Ao citar os defeitos, também mostre as soluções que tomou para superar. Por exemplo: tinha muita dificuldade em falar em público, mas conseguiu superá-la com a prática ou fazendo um curso.

O recrutador sempre presta atenção no comportamento do entrevistado, então, preste atenção nisso! Por isso, responda às perguntas de maneira clara e evite o uso de gírias, também demonstre interesse pela empresa e pela vaga.

Outras dicas que podem parecer simples, mas são importantes: sempre leve seu currículo no dia; não chegue atrasado; não tenha vergonha de tirar suas dúvidas e, principalmente, seja você mesmo!

Texto: Luiza Pires