5-dicas-essenciais-para-a-semana-de-provas

Com o início da semana de provas, os dias intensos de estudo e revisão começam, e a organização, disciplina e foco são ferramentas essenciais para conquistar bons resultados e evitar o estresse.

Pensando nisso, aqui você encontra 5 dicas para mandar bem nas provas e garantir tranquilidade durante esse momento:

1) Faça revisões

Antes de qualquer prova, uma das estratégias mais eficazes é revisar o conteúdo estudado, e uma maneira altamente eficiente de fazê-lo é criando uma lista de todos os temas a serem revisados. Organizar o conteúdo em tópicos e definir resumidamente os conceitos facilita a absorção da informação.

Fazer anotações durante as aulas também pode ser útil para organizar os conceitos e os estudos de forma mais eficaz posteriormente. Além disso, os professores geralmente disponibilizam todo o material didático apresentado em sala de aula no Portal do Aluno, o que contribui para uma preparação ainda mais completa.

2) Organize um grupo de estudos

Estudar em grupo pode ser uma estratégia eficaz para compartilhar e consolidar os conteúdos estudados. Ao encontrar um ambiente tranquilo, como uma biblioteca ou sala de estudos, é possível estabelecer um ritmo de estudos que atenda às necessidades de todos os envolvidos.

Uma abordagem prática para o estudo em grupo pode incluir realizar rodadas de perguntas sobre o conteúdo, ler um capítulo do material didático em voz alta e, em seguida, discutir os temas abordados. Isso não apenas promove uma compreensão mais profunda do assunto, mas também estimula o aprendizado de todos do grupo.

3) Use flashcards, diagramas e mapas mentais

Explorar uma variedade de recursos para estudos, como os conhecidos “flashcards”, que consistem em cartões de memória contendo pequenos blocos de informações, tópicos, resumos, perguntas e conceitos, é uma estratégia eficaz para revisar o conteúdo.

Além disso, técnicas como diagramas e mapas mentais, que divergem do formato comum de anotações, estimulam a criatividade e a compreensão. Utilizando diferentes cores de canetas, inserindo imagens, setas e aproveitando ferramentas como Canva, MindMeister e recursos do Office 365, é possível explorar e estabelecer conexões mais profundas no conteúdo estudado. Essas abordagens não só tornam o

processo de estudo mais dinâmico, mas também auxiliam na retenção e na compreensão efetiva do material.

4) Faça pequenos intervalos

Algumas pessoas conseguem passar longos períodos concentradas, enquanto a maioria possui intervalos curtos de atenção. Se este for o caso, é aconselhável fazer pequenos intervalos entre um conteúdo e outro para uma recarga de energia.

Mesmo para aqueles capazes de manter a concentração por longos períodos, é importante realizar pausas curtas de 20 minutos a cada hora, para se levantar, se alongar, se hidratar e se alimentar. Passar horas seguidas imerso em estudos sem descanso pode ser desgastante e exaustivo, prejudicando a eficiência, compreensão e retenção do conteúdo.

5) Gerencie o tempo para questões

Por fim, para obter sucesso na prova, é crucial gerenciar o tempo disponível. Uma dica essencial para isso é dominar a arte da leitura. Antes de começar a responder a qualquer questão, é fundamental ler cuidadosamente as instruções para ter uma visão geral da prova e se organizar melhor.

Durante a resolução das questões, é importante ler cada uma com calma, identificar as informações relevantes e sublinhá-las para manter o foco. Além disso, priorizar as questões que você tem mais certeza de acertar no início pode aumentar sua confiança e motivação. Por fim, revisar seu trabalho antes de entregar a prova é crucial para evitar erros por descuido.

Dica extra: Cuide da sua saúde

Essa dica pode parecer simples, mas é de extrema importância. Durante os períodos intensos de estudo, é fácil negligenciar a saúde, comendo mal, dormindo pouco, recorrendo ao café em excesso e reduzindo as interações sociais.

Embora o estudo seja crucial, sobrecarregar-se pode ser mais prejudicial do que benéfico. Nos dias que antecedem a prova é essencial priorizar a alimentação saudável, garantir um sono adequado e dedicar tempo a atividades físicas diárias.

Leia também: Saúde Mental e os estudos: a importância do autocuidado durante o ensino superior

Além disso, reserve momentos para relaxar e desfrutar de atividades de lazer, como ouvir música, assistir a um episódio de sua série favorita em sua plataforma de streaming preferida ou praticar hobbies que lhe tragam prazer.

Boa sorte!