Bento Aulicino, do Colégio Santa Cecília, é selecionado para o Mundial de Xadrez Escolar no Peru

150

O menino, de 5 anos, é o campeão paulista mais jovem da história do xadrez e foi destaque no jornal Diário do Litoral, confira a matéria:

A jornada do garoto Bento Aulicino, aluno do Colégio Santa Cecília, no xadrez começou em maio de 2022, aos 3 anos, inspirado pela irmã Ana Helena Aulicino, campeã em seu primeiro torneio. Desde então, sua paixão pelo jogo só cresceu, levando-o a uma série de conquistas impressionantes.

Com a vitória no Campeonato Paulista, Bento foi indicado para o Campeonato Mundial de Xadrez Escolar no Peru, uma oportunidade única de competir com os melhores jovens enxadristas do mundo. Sua participação representa um marco para o xadrez brasileiro e coloca o jovem atleta em destaque no cenário internacional. Ana Helena (9 anos), aluna do Colégio Santa Cecília, também participará do Mundial.

O caminho para o sucesso não foi fácil. Bento treina intensamente desde dezembro de 2023, com o apoio de seus professores, MI Nathan Filgueiras e MN Gerson Peres. Sua paixão pelo xadrez é evidente, e sua concentração durante as partidas impressiona a todos que o rodeiam.

Bento é um menino tímido, mas carinhoso e brincalhão com sua família. Ele valoriza os momentos simples e é extremamente educado, centrado e obediente. Além do xadrez, ele também ama jogar futebol, torcendo para o Santos FC e para o Vila Nova de Goiás.

Sua família tem sido fundamental em sua jornada no xadrez. O Colégio Santa Cecília, a plataforma Chessflix, a Vitamundi e a Rhiza Store são seus principais patrocinadores, e seus pais e irmã o acompanham em todos os torneios.

As conquistas de Bento até agora são:
7 etapas do Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar
Vice-Campeão Paulista 2023, categoria 1 ano
Vice-Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar Sub-06
Campeão Paulista Menores Categoria Sub-08 Absoluto
Campeão da Categoria Sub-08 II Araraquara Chess Open

Leia mais em: https://www.diariodolitoral.com.br/esportes/menino-de-santos-e-o-campeao-paulista-mais-jovem-da-historia-do-xadrez/180571/

Confira a carta da Federação Paulista de Xadrez, elogiando a performance de Bento e indicando o jovem enxadrista para participar do Campeonato Mundial Escolar de Xadrez Peru 2024:

Ao
Enxadrista Bento Rangel Leite Aulicino (ID FIDE 44756577)
REF.: INDICAÇÃO POR MÉRITO

Jovem Enxadrista,
A Federação Paulista de Xadrez, diante de seu feito histórico para o nosso esporte, havido aos 24/03/2024, na sede do Clube A Hebraica, ao conquistar o Campeonato Paulista de Categorias (Sub-08) em tão tenra idade (05 anos), vem pela presente, na pessoa de seu Presidente, Vinícius de Abreu Marques, convidá-lo e, bem assim, indicá-lo à participação no Campeonato Mundial Escolar de Xadrez Peru 2024, como enxadrista representante desta Federação no torneio internacional, na Categoria U-07.
O convite e a indicação, que esperamos sejam aceitos, foi a forma mais singela encontrada ao reconhecimento de seu Mérito, pequeno Bento Aulicino.
Orgulhosos de tê-lo em nossos quadros, renovando votos de estima e consideração, que estendemos aos seus pais e irmã, despedimo-nos,

ATENCIOSAMENTE
VINICIUS DE ABREU MARQUES