O Proler da Baixada Santista e o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), abrem inscrição para o workshop “Brincar de Cinema – Uma viagem lúdica ao mundo da sétima arteque acontecerá dia 26/03, das 9h às 18h, na Universidade. A iniciativa oferece ao educador práticas sobre atividades cooperativas para trabalhar o audiovisual em sala de aula de forma lúdica. Durante o workshop, o foco principal será fazer com que os educadores possam experimentar os conceitos essenciais para criar a fantasia na tela por meio de práticas de composição de animação em stop motion, teatro de sombras, flip book, fotonovela, gravação de vídeo, entre outras brincadeiras.

A inscrição poderá ser feita até 23/03, das 9h às 12h, somente no PROLER/BS-UNISANTA, Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, Santos/SP. Mais informações pelo telefone: 3202-7100 – ramal: 128 ou pelo e-mail: proler@unisanta.br.

Abrangência do workshop

Os meios de comunicação estão na escola e fazem parte da vida dos educandos, não só como meros objetos de decoração, mas inseridos na cultura dos alunos. É preciso estabelecer uma relação entre a escola e esses meios (no caso, o cinema ou audiovisual) para que haja uma abordagem pedagógica tornando o processo de ensino-aprendizagem significativo e dinâmico, segundo o qual seja possível: considerar a realidade dos alunos, profundamente marcada pela presença dos meios de comunicação, preconizar a escola como um local de produção de conhecimentos, considerar a importância do lazer e do prazer existentes nessa aprendizagem e possibilitar a expressão do aluno por meio das linguagens comunicacionais.

É necessária uma Pedagogia da Comunicação que permita o diálogo do aluno com os meios de linguagem, em vez de falar dos meios. A utilização desse meio consiste na participação do aluno em um mundo de relações, em que, tendo conhecimento dessa linguagem,  interaja com os amigos, professores, saber popular e/ou científicos e com a descoberta do seu próprio saber.

A ação educativa não se resume somente ao cognitivo e racional, mas também lida com o aspecto emocional, com a imaginação, criação, fantasia, afetividade e a possibilidade de sonhar!

1° Módulo (9h às 13h)

Brinquedos que deram origem ao cinema
Os educadores terão contato com os principais conceitos que deram origem ao cinema para criar estratégias diferenciadas  e para estimular a autonomia criativa no educando, por meio de dinâmicas como teatro de sombras, flip book entre outras técnicas do pré-cinema.

Contar histórias com imagens
A narrativa, elemento muito importante no cinema, será vivenciada pelos educadores a partir de histórias infantis em curtas-metragens e da experimentação dos conceitos básicos do uso da imagem, da música e da cor no cinema. Serão exibidos curtas para estimular a imaginação e, em seguida, desenvolvidos trabalhos com dinâmicas lúdicas.

2° Módulo
(14h às 18h)

Escrever com a câmera
O educador terá contato, por meio da prática, com a linguagem e a estética de composição de imagens estáticas e em movimento. Os participantes realizarão um vídeo minuto com tema livre.

Sobre o instrutor Prof. Eduardo Ricci

Eduardo Ricci trabalha com cinema desde 1995, é jornalista e videomaker, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação, coordena o Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta (Santos/SP) desde 1999, é diretor do CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema, evento realizado em parceria com o SESC – Santos desde 2004. Leciona Cinema e Vídeo no curso de Artes Visuais da Unisanta. Desenvolve trabalhos audiovisuais a partir do cinema como prática social, com crianças e deficientes visuais. Realiza, há três anos, o projeto Verticidades, que consiste num ensaio videofotográfico sobre esquinas de cidades nacionais e internacionais.

Informações gerais

DIA: 26/03
HORÁRIO: 1º módulo (9h às 13h); 2º módulo (14h às 18h)
VALOR: R$ 15,00 (os participantes receberão apostila, DVD e Certificado)