Evento ocorre nos dias 21 e 22 de setembro na Faculdade de Arquitetura da Unisanta e AEAS, respectivamente.

A Jornada Santista do Patrimônio Histórico chega à sua quinta edição nos dias 21 e 22 de setembro, com o propósito de ampliar e qualificar a discussão sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, por meio do chamamento entre instituições de ensino, poder público e a população santista, oferecendo importantes contribuições sobre a sua preservação.

Promovido pela sociedade civil organizada, em 2022, o evento volta a ser presencial, após uma edição remota realizada no ano passado, devido à pandemia do coronavírus. Os trabalhos serão iniciados na quarta-feira, dia 21, às 19h, na Universidade Santa Cecília, com a oficina “A Cartilha da Cidade”, das disciplinas Projeto de Urbanismo IV e IV, além de Técnicas Retrospectivas para os alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da instituição.

A cartilha é um projeto de difusão, pesquisa e extensão articulado dentro do IAU (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos), que possui a iniciativa de fomentar debates sobre as cidades para além do meio acadêmico, colocando em foco o âmbito escolar, espaço primário de formação de jovens cidadãos.

A atividade será dirigida pelas arquitetas Diandra Rodrigues Franco, Fernanda Millam Fachi e Veronica Freitas e pelos professores da Unisanta, Dr.ª Clarissa Souza, Me. Fernanda Meneghello; doutoranda Jaqueline Alves e Me. Pierre França. O jogo “Agentes Urbanos e a Cidade Participativa” será utilizado para instigar discussões temáticas que simulam situações problemas reais, presentes nas cidades.

Já na quinta-feira, dia 22, a programação será realizada na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, a partir das 18h, com a exposição “Um Passeio Aquarelado”, da arquiteta, urbanista e artista plástica Letícia Passarelli. Em seguida, às 19h, ocorre a primeira mesa-redonda, com o tema “O Patrimônio Imaterial”, e a palestra “Dimensão Sociopolítica da Música: patrimônio, territorialidade, memória e referencialidade”, ministrada por Diósnio Machado Neto.

Já às 20h, terá início a segunda mesa com o tema “Habitação no Centro Histórico Santista: possibilidades e estratégias”, com a realização de quatro palestras sequenciais, com a primeira sendo conduzida pela arquiteta e urbanista Lais Granado sobre o assunto “Desafios e Possibilidades de Implementação de Athis na Baixada Santista”. Na sequência, a arquiteta e urbanista Renata Ballone mostrará aos participantes o “Fundo Haja! como Alternativa de Ação em Defesa da Recuperação do Patrimônio Histórico”.

A terceira palestra será dirigida pelo arquiteto e urbanista Ricardo Martins da Silva sobre “O Programa Alegra Centro e a Habitação no Centro Histórico”, cabendo ao professor e arquiteto e urbanista Alessandro Lopes finalizar o evento com o tema “Ensaios de Intervenção Urbana na Região Central de Santos: solução habitacional ou estímulos à produção imobiliária”. “Convidamos a população para participar ativamente das discussões, que serão conduzidas por renomados profissionais, como forma de levantarmos e propormos soluções para a preservação do nosso patrimônio”, convoca uma das organizadoras do evento, a arquiteta e urbanista Jaqueline Alves.

A V Jornada Santista do Patrimônio Histórico tem o apoio institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). Divulgação: SantosPress Comunicação.

Serviço – V Jornada Santista do Patrimônio Histórico

Data: 21 de setembro (quarta-feira)

Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta

Data: 22 de setembro