Representantes da Unisanta participam da entrega de revitalização da Pinacoteca Benedito Calixto

113

Professores e dirigentes da  Universidade Santa Cecília (Unisanta) participarão de evento sobre a revitalização da Pinacoteca Benedito Calixto. A atividade será realizada no próximo sábado (14), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Calixto. Entre eles estará Marcelo Teixeira Filho, diretor-administrativo da Unisanta e coordenador do núcleo da ACS Jovem.

Participando da plenária de debates profissionais estarão o coordenador da Faculdade de Arquitetura da Unisanta,  Ms. Pierre de França Correa, que trabalhou como gestor do Programa Monimenta BID (recuperação de partes de centros históricos no Brasil); além das professoras de Arquitetura da Unisanta, Dra. Ana Kalassa El Banat, da área de artes e teoria da arquitetura; a Ms. Jaqueline Alves, arquiteta membro do Condepasa e especializada em restauro; e a Dra. Clarissa Souza, arquiteta especialista em planejamento urbano.

O tema discutido será “A importância da manutenção dos patrimônios históricos e culturais de bens imóveis tombados de Santos”. Entre os pontos abordados estão: “As atuais legislações de Tombamento dos bens de Patrimônio Cultural contemplam a realidade atual?; O que falta em Santos para afinarmos estas questões?;  Quais as mobilizações que existem em torno disto na esfera pública e privada?; Quais as possíveis soluções, para mantermos a preservação da História e da Cultura, sem atrapalhar a modernidade e o progresso das novas construções e ocupações de espaços?”.

O evento começará às 9h, com cada membro da plenária tendo oito minutos para expor seu conteúdo a respeito do tema. Em seguida, terá início o debate com a participação do público presente. Após o retorno do coffee break, a partir das 11h os líderes das organizações civis poderão expor seus comentários, críticas, projetos e possível solução. A partir das 11h30 haverá o encerramento do debate e o início do ato simbólico da entrega da revitalização do Casarão Branco.