A partir desta terça feira, 14/06, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) conta com mais uma obra de arte instalada em seu campus universitário, um mural temático de 14 metros quadrados, desenvolvido pelos alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Produção Multimídia, sob a orientação do professor Gilson de Melo Barros.

As 160 peças (30×30 cm cada) que compõem o mural, plotadas em PVC, serão instaladas gradativamente na parede externa do bloco M5 (térreo) pelos próprios alunos que as criaram, seguindo como tema central para o seu desenvolvimento o Auto Retrato, em uma abordagem que, obedecendo a etapas progressivas, demorou dois meses pra a sua realização.

Num primeiro momento foram estudados os trabalhos de 42 artistas, do Renascimento ao Modernismo, que versaram sobre o tema proposto. Em seguida, cada aluno escolheu um trabalho de sua preferência ou identificação, e sobre este “clonaram” seus rostos em substituição aos originais. O resultado desta etapa pode ser conferido em painel instalado no corredor do quinto andar do Bloco M5, contando com a amostragem de 72 trabalhos, onde figuram as intervenções nas obras de Tarsila do Amaral, Francisco Goya, Cândido Portinari, Vergé Le Brum, Frida Kahlo, entre outros.

Na sequência, cada experimento recebeu um recorte especial (janela de Picasso) de maneira a adquirir a forma de um quadrado, sobre o qual a nova etapa se estabelece: um olhar da Pop Arte sobre o trabalho original, com acento de inspiração nas obras dos artistas Roy Lichtenstein e Andy Warhol.

Para resistir às intempéries, os trabalhos finais foram desenvolvidos em materiais impermeáveis e serão adesivados na superfície cerâmica da parede-suporte com fita especial a base de silicone, garantindo a sua integridade e permanência.