No trabalho de preparação para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, a ser realizado em Xangai, em julho, na República Popular da China, a campeã mundial dos 10 km em águas abertas, Ana Marcela Cunha, e o também maratonista aquático Victor Hugo Colonese, o Foca, seguem firme em sua etapa de treinamento em altitude. Ao lado do técnico Márcio Latuf, igualmente da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), e dos demais integrantes da seleção brasileira, eles estão em Las Lomas, no México.

Ana Marcela Cunha (10 e 5 km), Victor Colonese (5 km), Allan do Carmo (10), e Samuel de Bona (10 e 5 km) estão no mesmo local que será usado como aclimatação para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.
O treinamento em altitude é um recurso utilizado há anos pelas grandes equipes de natação antes de competições de grande porte. Os atletas estão todos muito concentrados em suas provas em Xangai, pois a competição é a seletiva mais importante para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Todos os maratonistas brasileiros estão inscritos na prova de 25 quilômetros, a última do programa da modalidade em Xangai, no dia 23/07, mas não têm essa prova como prioridade e só decidirão a participação quando estiverem na China.
O grupo que está em Las Lomas com os técnicos Márcio Latuf, Carlos Arapiraca e Cristiano Klaser voltará no próximo dia 29. O Brasil faz treinamento em altitude com recursos dos Correios, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Lei Agnelo Piva e Speedo.