Quatro volumes sobre o trabalho de Pagu como jornalista serão lançados no Brasil em Português pelo professor norte-americano K. David Jackson, da Universidade de Yale, Estados Unidos, em parceria com a Editora UNISANTA, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Três deles já estão prontos e o primeiro deverá ser publicado em 2007, com o título de A denunciada denuncia – Pagu e a Política (1931-54). Os outros são Da necessidade da literatura, coletânea de crônicas feitas por Patrícia Galvão sobre outros autores; Palcos e Atores, com pesquisa sobre textos de teatro.

O quarto, em fase de produção, versará sobre grandes autores mundiais – cerca de 90, selecionados entre artigos de Pagu, publicados no Diário de S. Paulo pela autora. Dia 17/8, Jackson, professor do Departamento de Espanhol e Português de Yale, conheceu o Centro de Estudos Pagu e elogiou o trabalho da escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani.

“O trabalho de Lúcia Teixeira Furlani é a primeira grande contribuição crítica de autor brasileiro sobre Pagu, que era pouco valorizada no Brasil, afirma David Jackson. “Antes, tivemos apenas uma visão panorâmica de Augusto de Campos (Pagu, Vida e Obra), de 82, e uma oportuna reavaliação de Ântonio Cândido. “Com o Centro de Estudos Pagu da UNISANTA, “temos uma apoteose, uma grande oportunidade de valorizar a obra de Patrícia Galvão”.

O Centro UNISANTA de Estudos Pagu (CEP) reúne textos, entrevistas em áudio e vídeo, documentos originais e outros itens sobre Patrícia Galvão e a vida cultural e política da cidade e do País. O lançamento do CEP e do site www.pagu.com.br ocorreu dia 27 de abril de 2005. Formado a partir de documentos reunidos por Lúcia durante 18 anos de pesquisas, a esses foram acrescentados tudo o que estava espalhado, pelo País, a respeito de Patrícia Galvão e o período em que ela viveu. O Centro é presidido por Lúcia e coordenado por Geraldo Galvão Ferraz.

A Universidade Santa Cecília tem uma longa associação com os estudos sobre Pagu, sobretudo graças ao trabalho de Lúcia Maria Teixeira Furlani pesquisadora incansável e autora dos livros Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo (livro e vídeo-documentário) e de Croquis de Pagu, Croquis de Pagu e Outros Momentos Felizes que foram Devorados Reunidos. O livro, com textos e organização de Lúcia (Editoras UNISANTA/Cortez), foi lançado em maio de 2004 e pode ser encontrado nas principais livrarias e na Unisanta.

A mostra Croquis de Pagu percorreu todo o Brasil, apresentando a reprodução de fatos importantes e desenhos inéditos de Patrícia Galvão, além de amplo material de pesquisa, como jornais de 1931 a 1981, em um total de 60 quadros e que têm servido de subsídio a inúmeros trabalhos acadêmicos e artísticos sobre Patrícia Galvão. Em outubro, Furlani lançará uma Fotobiografia de Pagu, uma reconstituição da vida e obra, apresentando inúmeros documentos inéditos.

O curta-metragem Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, baseado no livro homônimo de Lúcia, ganhou o prêmio Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em 2001.

Nos Estados Unidos – O interesse de David Jackson sobre Pagu é antigo e aumentou na década de 90, quando desenvolveu sua tese de doutorado sobre Oswald de Andrade. Em 1993, lançou sua versão para o Inglês do livro Parque Industrial (com sua esposa Elizabeth) e se apaixonou pela personalidade de Patrícia Galvão. O que primeiro chamou sua atenção foi “o estilo modernista, em fragmentos”, do texto da autora, a maneira como ela construía as personagens e desenvolvida os capítulos, além do “conteúdo social proletário do romance”.

Em 1971, ele conheceu em Santos o jornalista e escritor Geraldo Ferraz, que foi casado com Pagu. Em 1977, recebeu o texto em português de Parque Industrial. Desde então, iniciou suas pesquisas. Neste mês de agosto, Jackson promoveu, em Parati, um seminário sobre literatura brasileira e o livro Paixão Pagu, para 23 universitários norte-americanos, durante um curso de férias.