Colaborou Vitor Oliveira

O evento será transmitido pela plataforma Zoom, podendo ser visto no canal do Youtube do Santaportal e da Unisanta. Inscrições gratuitas: www.unisanta.br/santoscriativa

Estão abertas as inscrições para o seminário virtual “Santos Criativa – Outros olhares para a Cidade”, promovido pelo Sistema Santa Cecília de Comunicação e a Universidade Santa Cecília (Unisanta), no dia 23 de junho, terça-feira, às 18 horas.

O evento tem como objetivo mostrar o trabalho social e o desenvolvimento econômico do setor criativo em Santos, por meio de debates que contarão com a presença de autoridades e profissionais da área.

A cidade de Santos foi escolhida para sediar o 14º Encontro Anual de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que acontece pela primeira vez na América Latina. Previsto para julho de 2020, o encontro foi adiado para data a ser definida, devido à pandemia. No entanto, em virtude da importância dessa discussão internacional, tendo a cidade de Santos como protagonista, será realizado o Seminário “Santos Criativa – Outros olhares para a Cidade”. O objetivo é discutir como a cultura, a criatividade e o conceito de Economia Criativa podem auxiliar na busca de soluções para os problemas atuais, o que inclui um novo olhar sobre os modos de produção econômica, relacionados com o capital intelectual.

Programação – O Seminário “Santos Criativa – Outros olhares para a Cidade”, com o subtema “Criatividade, caminho para a igualdade”, mudou seu formato tradicional devido à pandemia do novo coronavírus e alcançará um público ainda maior, de várias cidades do país e do mundo. Nesta edição, o encontro será transmitido pela plataforma Zoom, podendo ser visto no canal do Youtube do Santaportal e da Unisanta.

A abertura do evento contará com a presença do Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, do Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, da Presidente e da Reitora da Unisanta, respectivamente Profa. Dra. Lúcia Teixeira e Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado e do Pró-Reitor Administrativo, Dr. Marcelo Teixeira, da Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, embaixadora Marlova Noleto, da Diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Ministério do Turismo, Nicole Ferreira Facuri, do Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, e do Gerente do Sebrae Baixada Santista, Marco Aurélio Rosas.

Na sequência, a partir das 18h30, serão realizadas duas mesas de debate não simultâneas. A primeira tem como tema “Outros olhares para a cidade”. O bate-papo contará com a mediação do jornalista Gustavo Klein, editor-chefe do Santaportal, e um elenco de debatedores composto pelo Doutor em Ciências da Comunicação e fundador da 2Ci – consultoria de conteúdo capacitação inovação na economia criativa, José Carlos Aronchi, pela realizadora de eventos de economia criativa, Flávia Saad, e pelo professor universitário e ex-secretário municipal de Governo de Santos, responsável pela pasta de Economia Criativa na prefeitura da Cidade, Rogério Santos.

A segunda mesa será mediada pela responsável e ponto focal da Unesco do Programa Cidades Criativas em Santos, Selley Storino, que conduzirá uma conversa com a pauta: “O cenário das cidades brasileiras no enfrentamento da Pandemia pela Economia Criativa”.

Entre os debatedores estão a coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, a Coordenadora Geral de Meio Ambiente, Cultura e Economia Criativa Ministério do Turismo, Nicole Ferreira Facuri, a Secretária Adjunta de Cultura de Santos, Raquel Pelegrini, além de representantes das dez cidades brasileiras agraciadas com o título de Cidades Criativas da UNESCO: Santos (SP) no cinema; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG) no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) em design; João Pessoa (PB) em artesanato e artes populares; e Salvador (BA) na música.

O evento conta com o apoio da UNESCO, Prefeitura de Santos, Sebrae, Bluemed e CDL Praia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.unisanta.br/santoscriativa

Cidade Criativa – Santos está, desde 2015, no seleto grupo de Cidades Criativas da UNESCO e foi nomeada pelo seu patrimônio no campo do cinema (uma das seis categorias de nomeação), sendo uma das oito cidades no mundo e a única no Brasil com esse título. A escolha como cidade sede do evento anual que reúne representantes destes municípios agraciados pela UNESCO ocorreu por meio de uma votação feita em Cracóvia, na Polônia, onde Santos concorreu com mais sete localidades e venceu Belém (Pará) e Puebla (México) na final.

O encontro terá como foco a economia criativa, um conceito pouco conhecido, dividido em quatro eixos (patrimônio, artes, mídia e criações funcionais), que serão abordados no evento com a proposta de um novo olhar sobre as estratégias das cidades para o progresso econômico e promoção cultural, usando do capital intelectual e criativo para abordar os desafios e avançar no sentido de fornecer espaços mais equilibrados e igualitários, portanto mais frutíferos nestes meios urbanos.

A proposta se expande ao tratar da questão do trabalho, mostrando a quantidade representativa de pessoas em ocupações criativas, formal e informalmente, por todo o mundo e ressaltando a importância da organização desse setor, que trabalha com a criatividade, um fator indispensável em momentos vulneráveis como o atual.

Todo esse contexto representa uma oportunidade de exposição, em níveis internacionais, do desenvolvimento econômico santista e dos trabalhos sociais aqui desenvolvidos, que, aliados ao fator econômico, trazem avanços ao município.