Além do curso de Biologia Marinha, participarão as faculdades de Arquitetura, Direito e Engenharia Civil, de atividades na Ponta da Praia. A Cátedra José Bonifácio apresentará, no local, banners sobre a visão ambientalista  do patriarca da Independência

por Victoria Capaldo

Como forma de conscientizar a sociedade e lembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida humana e animal, serão realizadas diversas atividades sobre o Dia Mundial dos Oceanos, no próximo sábado (8/6), com a participação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente da prefeitura municipal de Santos.

Das 9h às 14h, alunos e docentes das faculdades de Arquitetura, Biologia Marinha, Engenharia Civil e Direito da instituição realizarão, ao longo do dia, atividades e um ‘Clean-up de Praia’, em frente ao Aquário Municipal.

Atividades

O biólogo Alessandro Alves de Almeida, responsável pelo Laboratório Central de Biologia, com os acadêmicos da Biologia Marinha, demonstrarão, em um stand, organismos marinhos.

Em outro stand, haverá  simulações de circulação oceânica do estuário e o trabalho de alertas de movimentos da maré,  em situações normais e em dias de eventos extremos de maré. O stand será um trabalho conjunto entre a Engenharia Civil e a Biologia, através do Laboratório de Hidromodelagem   Oceânica. Os responsáveis serão os pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), a coordenadora, engenheira Alexandra Sampaio, o biólogo Renan Ribeiro e o eng. Matheus Ruiz.

Idealizado e realizado pelo Grupo de Escoteiros do Brasil – Morvan e pelo Instituto Ecofaxina,  com o apoio da Unisanta e do professor  de Direito da Unisanta, Luciano Souza, acontecerá a limpeza da praia, com caminhada da ponte Edgard Perdigão (Ponta da Praia) até o Aquário, denominada  “marcha pelos manguezais”.  Por fim, haverá uma mini gincana ao lado do Aquário,  em que equipes irão cumprir tarefas relacionadas à exposição do Dia dos Oceanos. A ação será realizada também na Praia do Góis (Guarujá)

Movimento Pró-Memória José Bonifácio

Ainda no dia 08 de junho, as faculdades de Biologia Marinha e Arquitetura e Urbanismo da Unisanta promoverão o Movimento Pró-Memória José Bonifácio/Cátedra José Bonifácio. Na atividade, serão expostos, na Ponta da Praia,  dois banners,  com o tema “Visão Ambientalista de José Bonifácio”.

Os banners mostrarão que Bonifácio publicou trabalhos científicos sobre a mortandade de baleias, em 1801, e, em 1815, elaborou projetos de reflorestamento da Mata Atlântica em seus diferentes domínios costeiros e litorâneos. Na época, ele já alertava para o problema de manutenção da vegetação nativa para se preservar a navegação dos canais.

Os responsáveis pela exposição são os docentes Pierre França e Fabio Giordano,   com um aluno de Arquitetura e um de Biologia.