As Aves e os Pássaros da Baixada Santista são tema da vernissage e exposição do Calendário 2008 da Universidade Santa Cecília, com ilustrações da artista plástica e professora da UNISANTA, Simone Marie Wagemaker, que será aberta no dia 12 de novembro, às 19h30, no Espaço Cultural da Universidade, Rua Oswaldo Cruz, 277. A exposição estará aberta ao público, de 12 a 20 de novembro, no mesmo local.
Segundo a artista plástica, o Calendário foi idealizado a partir de um trabalho de pesquisa sobre aves, incentivada pela própria Universidade. “São mais de cem espécies de aves, incluindo as migratórias que dependem de remanescentes de manguezais do estuário de Santos”; afirma Simone. Ela pergunta: “Será que não existe uma maneira de resolver a modernização do porto com uma pesquisa dirigida especificamente à preservação do máximo possível para não perder toda esta riqueza natural?”.
O calendário traz ilustrações e informações sobre 12 aves. São elas: Socó Dorminhoco, Guará Vermelho, Irerê, Jaçanã, Corujinha do Mato, Martim Pescador Grande, Tucano de Bico Verde, Guaracava de Barriga Amarela, Tié Preto, Tangará-Dançarino, Gaturamo Verdadeiro e Coleirinha.
Simone explica que esta fase da pesquisa denominada Arte Panfletária resultou em algumas séries, entre quais, Animais em Extinção, Retalhos da Natureza e Momentos. Uma das obras, Suçuarana na margem do rio, da última série, foi premiada com uma medalha de bronze no Grande Salão de Arte, de Fort Lauderdale, Flórida, em 2000.
O trabalho sobre as Aves no Porto surgiu após o convite para participar do site Porto Gente www.portogente.com.br, no ar há cerca de três anos, que oferece aos internautas diferentes visões sobre o Porto de Santos.

Biografia de Simone Marie

Nascida na Holanda, Simone Marie veio para o Brasil nos anos 60 e vive atualmente em Guarujá, litoral paulista, participou de inúmeros projetos e exposições. Como ativista ambiental, trabalhou durante muitos anos na reabilitação de animais silvestres e difusão cultural; participa como consultora cultural em Ongs e leciona no curso de Artes Visuais na Universidade Santa Cecília, em Santos, desde 1996. Também fez parte do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educacional no Desenvolvimento de Softwares Interativos onde produziu diversos softwares, alguns em conjunto com a professora Beatriz Rota-Rossi, na área de Meio Ambiente e História de Arte.
Artista premiada, possui quadros em coleções particulares nos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Suécia, Itália, Israel e Brasil. Além disso, é autora do painel 4 Ecossistemas Brasileiros, adquirido pela Prefeitura de Santos em 1993.