Portadores de deficiência física causada por acidente vascular cerebral, lesões medulares e outras enfermidades, bem como amputados, contarão a partir de agora com um equipamento que permitirá a iniciação e o aperfeiçoamento da prática do atletismo, proporcionando uma melhora na qualidade de vida e, para os que já são atletas, a superação de metas.
Trata-se de um banco de arremesso multifuncional, ou seja, que pode ser usado por pessoas de diferentes deficiências, iniciantes ou paraatletas, nas modalidades arremesso de peso, lançamento de disco e de dardo. O equipamento é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos de Engenharia Mecânica da Unisanta.
De acordo com Ricardo Patero Rodrigues, professor da disciplina Esporte Adaptado da Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta, normalmente, os bancos de arremesso são personalizados, atendendo apenas a um tipo de deficiência.
“Com esse equipamento poderemos beneficiar um número maior de portadores, dando a oportunidade para que eles iniciem no atletismo, além de permitir que os paraatletas possam se aperfeiçoar”, afirma.
Patero, que coordena há dez anos o Projeto Vida Ativa – iniciação esportiva para deficientes físicos, da Secretaria de Esporte e Lazer de Guarujá, destaca algumas características do projeto como a estrutura de alumínio, que torna o banco leve e resistente, além da facilidade de transporte e, em especial, o encosto ajustável, que se adapta à necessidade do usuário. O Projeto Vida Ativa receberá o banco de arremesso como doação da Universidade.
O TCC foi orientado pelo professor José Carlos Morilla, responsável pela disciplina Resistência de Materiais, e elaborado pelos formandos de Engenharia Industrial Mecânica: Thiago Santana, Lucas Estevam, Viviane Rodrigues, José Sérgio Pereira e Ronaldo José da Silva. Todos já estão empregados em grandes empresas da área.