Troféu Proler – Vencedor Categoria Comunidade: Núcleo Gleba de Comunicação

A novidade do 15º Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Universidade Santa Cecília (Unisanta), na manhã desta quarta-feira (26), foi a entrega do Troféu Escreler, aos melhores textos produzidos por alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo desse prêmio é valorizar a produção textual e o desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, criatividade e originalidade de estudantes de escolas públicas e particulares que cursam o EJA, e que, na maioria, retornam à escola após anos de afastamento, devido à necessidade de trabalho ou problemas familiares.
Os estudantes escreveram textos sobre o tema Leitura da Minha Vida. Os cinco melhores textos de cada escola foram publicados em um livreto e os três melhores receberam troféus.
“No começo eu não imaginava que iria ganhar, mas com incentivo dos professores eu acreditei e participei. É uma conquista este prêmio”, afirmou emocionada Maria da Neves de Moraes Souza, 1º lugar no Troféu Escreler.

Confira os premiados:
Troféu Escreler
1º lugar
Maria das Neves de Morais Souza e Silva, da Escola Municipal Paulo Freire – SEDUC Guarujá
2º lugar
Cláudia Fernanda Nunes dos Santos, da Escola Estadual Prof. Diniz Martins – Diretoria Regional de Ensino de Santos
3º lugar (empatados)
Regina Helena de G. Vieira, da Escola Estadual Prof. Diniz Martins – Diretoria Regional de Ensino de Santos
Edson José de Paula, da Escola Estadual João Octávio dos Santos – Diretoria Regional de Ensino de Santos
Andréa de Brito Pereira, da Escola Estadual Profa. Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno – Diretoria Regional de Ensino de Santos

TROFÉUS PROLER
O 15º Troféu Proler premiou ainda projetos de incentivo à leitura, evidenciando uma das características do letramento: o exercício da cidadania por meio das ferramentas culturais da leitura e da escrita.

“Estou muito feliz por conseguir levar o nosso projeto à comunidade, através da ONG que criamos. As crianças estão alegres e agitadas pelo prêmio, já que é o terceiro que nós conquistamos aqui no Proler, além de uma medalha de honra ao mérito na edição do ano passado”, afirmou o Prof. Luiz Nelson Freitas de Souza, idealizador do Projeto Núcleo Gleba de Comunicação, da Escola Estadual Parque das Bandeiras, vencedor da categoria Comunidade.

Escolas premiadas
Categoria SECULT – Mania de Leitura – SECULT Guarujá
Objetivo: Despertar nas crianças dos bairros e escolas o gosto pela leitura através da vivência com histórias. A meta era atender apenas quatro bairros, mas a aceitação foi tão grande que se expandiu para outras instituições.

Categoria Comunidade
Núcleo Gleba de Comunicação: a transformação de pessoas através da leitura, ensinando-as a ser, fazer, conhecer e conviver – Associação de Ação e Cultural e Social Lizeth de Souza Freitas
Objetivo: Estimular o protagonismo juvenil, bem como estimular o aluno à leitura e produção escrita. Também abrange a Terceira Idade, valorizando a troca de experiência entre jovens e adultos. O projeto se expandiu entre a comunidade e bairros vizinhos e hoje os alunos que trabalhavam apenas na escola e atuam como agentes multiplicadores na Associação Lizeth.

Categoria SEDUC – Blog de divulgação e práticas de incentivo à leitura: Leitura fora da estante – SEDUC Itanhaém
Objetivo: Divulgar as práticas de incentivo à leitura que ocorrem nas escolas municipais de Itanhaém e outras instituições, além de ações comunitárias de domínio público ou privado, que visem à prática leitora ou incentivo desta.

Categoria Professor (empate)
Profa. Elen Rosa Silva de Almeida Primo – Projeto A magia da leitura, EMEF Vera Lúcia Massis Objetivo: Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a linguagem das fábulas, dar-lhes instrumentos para que possam escrever esse gênero textual, ler e escrever, desenvolvendo um comportamento leitor.

Profa. Daniela Cristina da Silva Moraes Reis e Profa. Tania Maria do Carmo de Magalhães – Projeto ler é brincar, brincar é ler, UME Estado de Santa Catarina Objetivo: Promover a exploração do lúdico na infância através do ouvir / contar histórias com diferentes materiais e recursos em um ambiente preparado para as crianças, despertando o gosto pela leitura, que abrange também pais e familiares.

Categoria Escola
Vencedor: UME Estado do Mato Grosso – Projeto Jornal Mural da UME Estado do Mato Grosso, Cubatão. Objetivo: Estimular nos alunos o exercício da leitura e da escrita, e, assim, desenvolver o hábito leitor, envolvendo membros da escola e da comunidade.

Troféu Escreler – 1º lugar: Maria das Neves de Morais Souza Silva
Troféu Proler – Vencedor Categoria Escola: UME Estado do Mato Grosso – Jornal Mural

Solenidade de abertura do 15º Encontro Anual do Proler
Público prestigiou o 15º Encontro Anual do Proler