Evento termina nesta quinta-feira, com palestras, minicursos e oficinas

A emoção tomou conta do público presente na abertura do 15º Encontro Anual do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Universidade Santa Cecília (Unisanta), realizada na manhã desta quarta-feira (26). O evento deste ano foi realizado em caráter especial, momento em que o Complexo Educacional Santa Cecília completa seu Jubileu de Ouro e os 17 anos do Proler-BS/Unisanta.
Autoridades da Unisanta e da área de Educação da Baixada Santista estavam presentes na solenidade de abertura. Entre eles, o Prof. José Enildo Elias Bezerra, representante do Proler Região Norte, e que na oportunidade estava representando a coordenadora nacional do Proler Rio de Janeiro, Profa. Maria Tereza Pereira. Enildo é docente de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Vale do Jari, estado do Amapá e fez questão de enfrentar um dia e meio de viagem para participar do encontro.

Enildo emocionou a todos com seu discurso. “Estou admirado com a intensidade e a preocupação que vocês têm em trabalhar com a leitura. No município onde sou professor não temos biblioteca. Me apaixonei pelas duas simpatias que são a reitora e a presidente da Unisanta, com todo o respeito. Na minha cidade não existe esse acesso que os professores têm com a direção da instituição”, disso Enildo, com lágrimas nos olhos.

Sensibilizada, a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado, fez uma promessa em nome de todas as autoridades e participantes após ouvir as palavras do docente. “Cada um de nós doará a você um livro para formar a sua biblioteca. Será o nosso presente de Natal”.

Sílvia falou ainda sobre a importância do evento. “Este momento representa a comunhão com todos que abraçam o ato de ler e ser. O verdadeiro educador é aquele que atravessa o desafio do seu cotidiano. São 17 anos de empenho deste comitê que não envelhece.”
“Como disse o escritor uruguaio, Eduardo Galeano, ‘o mundo não está feito de átomos, está feito de histórias’. A história é modificada com seus atos e trabalho. Os 17 anos do Proler-BS/Unisanta estão marcados pelo idealismo da Dra. Sílvia e o brilho no olhar da incansável Profa. Conceição e seu comitê”, afirmou a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

 Confira a programação das oficinas, palestras e minicursos para esta quinta-feira.