A crescente tendência mundial na automação dos processos produtivos de todas as naturezas resulta em mercado altamente promissor para o profissional formado em Engenharia Mecatrônica, o qual detém conhecimentos de automação e controle.
Atenta a essa demanda, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece já neste vestibular, que está com inscrições abertas, o curso de Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica, com duração de cinco anos.

De acordo com o coordenador do curso, José Carlos Morilla, “a Unisanta possui tradição de 40 anos de engenharia – foi pioneira na região -, é referência nacional em pesquisas na área de Robótica e oferece um amplo complexo de laboratórios, o que permitirá uma formação em sintonia com às necessidades do mercado de trabalho”.

Com amplo campo de atuação, o profissional dessa área encontra na indústria automobilística uma maior absorção, embora qualquer empresa que trate de projeto precisa de um engenheiro mecatrônico, afirma Morilla. O salário inicial está em cerca de R$ 5.500,00 e o teto, vai depender do profissional. Em geral, os engenheiros acabam assumindo posições de chefia e direção das empresas, acrescenta o coordenador.

Morilla enfatiza que, na região, a expansão da economia atrai investimentos na área de produção e as empresas instaladas estão à procura de processos que possibilitem o aumento de sua produtividade. Com o aumento da atividade portuária, é possível que a movimentação de cargas possa ser feita por meio de métodos autônomos. Estas atividades, por exemplo, necessitam de profissionais da área de automação e controle.

Perfil do profissional – O coordenador do curso dá algumas orientações para quem deseja ingressar nessa área. É preciso ter forte conhecimento de física, matemática, informática, mecânica e eletrônica. Outro pré-requisito é ter visão espacial e, principalmente, saber trabalhar em equipes multidisciplinares, presentes em todas as atividades relacionadas à projeto.

Outros cursos – A Unisanta oferece ainda como novidade para 2012, o curso presencial de Sistemas de Informação e os cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) em Segurança Pública, Processos Gerenciais e Licenciatura em Matemática.
As outras opções são: Administração; Arquitetura; Artes Visuais; Biologia Marinha; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Engenharias (Civil, de Computação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Química, de Petróleo e de Produção); Farmácia; Fisioterapia; Jornalismo; Matemática; Odontologia; Pedagogia e Publicidade. Além dos cursos de curta duração em Gestão Comercial – Moda; Produção Multimídia; Design de Interiores; Gestão da Qualidade e Logística.

A Unisanta participa do ProUni, FIES e Escola da Família, além de oferecer diversas modalidades de bolsas de estudo, indicadas no site www.unisanta.br/beneficios. Inf.: 3202-7101 ou www.unisanta.br/vestibular.