A partir do dia 30 março, até o dia 08 de abril, em todos os finais de semana, acontece, em Peruíbe, o I Festival de Teatro de Rua, promovido pela Secretaria de Cultura dessa cidade, onde estarão apresentando seus trabalhos vários grupos da região, entre eles o TEP – Teatro Experimental de Pesquisas, da Unisanta, com a peça AS CIRANDAS DE MARIA, que faz parte do PROJETO LIMITES, existente há 11 anos.

O PROJETO LIMITES foi criado pelo TEP Unisanta como uma ação de investigação de espaços alternativos para a representação teatral. Originalmente os espetáculos eram montados para ônibus urbanos, onde aconteciam as encenações. Os espaços de palco e plateia são os próprios coletivos que transitam pela cidade, literalmente tomados de assalto pela trupe para suas representações. Entretanto, nos últimos anos, o grupo tem investigado outras alternativas, apresentando-se também em praças, mercados e recantos a céu aberto.

AS CIRANDAS DE MARIA será mostrada nos dias 1º e 08 de abril pelas ruas e praças de Peruíbe e em ônibus pelos bairros da cidade, sempre no período da manhã. O Espetáculo narra, de forma leve e festiva através de rimas e cantorias, a busca de pastoras que, vindas do Egito, tentam encontrar o lugar onde acontecerá o nascimento de um Deus menino. Pelos caminhos deparam-se com toda sorte de acontecimentos, sempre guiadas pela luz da estrela que aponta para os seus destinos. Foi concebido como um Auto Pastoril, tendo como característica básica um acento regionalista calcado nas tradições nordestinas referentes aos folguedos destinados a festejar e reverenciar o nascimento de Jesus Cristo, cujas bases originais estão fixadas em manifestações ibéricas datadas em registros que remontam ao século XII, e que no Brasil foram introduzidas pelos jesuítas durante o período da nossa colonização.

Com texto e direção assinados por Gilson de Melo Barros, coordenador do projeto, conta em seu elenco com a participação de Bruna Telly, como Maria; Déia Oliveira, Estrela-Guia; Bianca Soffredini, Estrela do Caminho; Ernani Sequinel, Anjo Gabriel; Márcia Marques, Sarah Antunes e Camila Baraldi, como Pastoras e os três Reis Magos, e Fabíola Nascimento como a Mestra das Pastoras e Narradora das ações a acontecer. Todas seguem para Belém, no próximo ônibus.

Para mais informações: Gilson de Melo Barros – 91016124 (gilsonbarros55@hotmail.com) / Déia Oliveira – 88240938 / ou Assessoria de Comunicação – Unisanta (assecom@unisanta.br).