No próximo dia 22 de março, a partir das 19h30, o TEP, Teatro Experimental da Pesquisas, um dos mais longevos grupos teatrais da nossa região, 53 anos a desenvolver atividades artísticas tendo o teatro como foco irradiador das suas ações, apresenta uma série de audiovisuais desenvolvidos pelo grupo nos últimos anos, que foram contemplados com editais de fomento à cultura, em esfera regional e estadual, sob o nome de CICLORAMA, MOSTRA TEP – AUDIOVISUAL.

A mostra CICLORAMA é composta de vários recortes de projetos desenvolvidos pelo grupo, especialmente editados para este momento, a começar pela série TUPY OR NOT TO BE realizada em celebração ao centenário da SEMANA DE ARTE MODERNA, comemorado por todo o país no ano de 2022, em que figuram depoimentos de vários artistas da nossa região, entre os quais os de Beatriz Rota-Rossi, Madô Martins, Claudia Alonso, Pedro Norato, Tatiana Justel e Miriam Vieira. Este projeto, em especial, contou com o apoio de várias instituições da nossa cidade, como a ESTAÇÃO DA CIDADANIA, BOLSA DO CAFÉ e UNISANTA, e foi contemplado com o 9º FACULT, propiciado pela Secretaria de Cultura de Santos.

Da mesma maneira, em edição especial, serão mostrados fragmentos do projeto BASTIDORES, em sua 3ª temporada, em que um elenco de atores convidados, vários que já figuraram em montagens anteriores do grupo, como Angélica Magenta, Yara Nascimento, Fabíola Moraes, Márcia Marques, Juliana Bordallo, e atuais componentes, como Cícero Pinto, Edelvira Azevedo e Lindalva Parolini, realizam uma leitura orquestrada de alguns capítulos do livro de mesmo nome, Bastidores, em que são abordados particulares da história do TEP. Emoldurando as falas, melodias de Julinho Bittencourt e Zeca Sampaio, assíduos colaboradores do grupo. Este trabalho contou com o fomento proporcionado pelo PROAC 2021, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Dentro deste mesmo edital, o PROAC 2021, como contrapartida a este, foi criado o projeto LUSO-FUSCO – A VIAGEM DE MIGUEL, que também fará parte desta edição especial. Trata-se de uma entrevista realizada remotamente, em 2022, com o ator e diretor Miguel Hernandez, um dos mais antigos componentes do TEP, atualmente em projetos de formação na Cidade do Porto, Portugal.

E finalmente, completando os assuntos da mostra, PATATIVA DO ASSARÉ – O POETA SERTANEJO, especial realizado, de forma independente, pelo TEP neste ano, 2023, em homenagem ao artista cearense, reconhecido internacionalmente como um dos importantes nomes da nossa literatura, cuja obra debruça-se sobre o Homem e os problemas do Sertão Nordestino.

Todos os trabalhos, os originais e as atuais reverberações, são assinados pelo diretor do grupo, Gilson de Melo Barros, que responde pelos roteiros e direções, e contaram com as edições e finalizações de Tales Ordakji, que também participa, como ator, em algumas falas do Projeto BASTIDORES.

A Mostra CICLORAMA será apresentada no CINECLUBE LANTERNA MÁGICA, um dos promotores do evento, sediado na Universidade Santa Cecília, com entrada franqueada ao pública.

SERVIÇO – CINECLUBE LANTERNA MÁGICA

Rua Cesário Mota, 08. Bloco E / 5º andar