Com filmes curtos de animação infantil que utilizam técnicas como lápis de cor, massinha e tinta guache, cerca de 20 crianças realizaram, nesta quinta-feira (19/4), uma viagem lúdica ao mundo da sétima arte. O evento Sessão Lanterninha, organizado pelo Cineclube Lanterna Mágica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) proporcionou aos alunos do Educandário Santista uma manhã diferente.

A turma, com crianças de 7 a 8 anos, assistiu atentamente aos quatro primeiros filmes: No topo do Mundo, Gagarim, A Arte de Sobreviver e por último Historietas Assombradas. Em seguida, as crianças, divididas em duas equipes, brincaram de desenho e depois conheceram o teatro de sombras, técnica milenar chinesa, e desenvolveram apresentações de um minuto.

Para a aluna Eduarda Mariano Silva, de 7 anos, o teatro de sombras foi a parte mais legal. “Gostei muito dos filmes e adorei fazer o teatro de sombras”, disse Eduarda Silva, enquanto assistia atenta as apresentações dos outros alunos.

“O evento é interessante, pois além de estimular a criatividade de cada um, apresenta uma novidade para os alunos. É uma oportunidade de conhecer novas coisas”, disse a professora Marlene Alves.

Este evento é uma iniciativa do Lanterna Mágica em parceria com o Proeducar e o Proler/BS-UNISANTA. “O objetivo é trabalhar a inteligência multidisciplinar das crianças através do cinema, utilizando filmes criativos que fogem do convencional”, disse o responsável pelo evento, Eduardo Ricci.

As instituições interessadas em agendar gratuitamente a participação na próxima Sessão Lanterninha devem entrar em contato com Eduardo Ricci, pelo telefone 3202-7100 ramal 147 ou pelo e-mail ricci@unisanta.br.