O Passeio Cultural – Santos Cine Afetiva é uma ação criada com o objetivo de pensar a cidade a partir do cinema e dos afetos de sua ocupação. Visitas em locações que foram cenários de filmes e séries fazem parte do evento, que também integra as celebrações dos 20 anos do Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta.

Um passeio cultural pelo Centro Histórico da cidade cinematográfica de Santos, com visitas em locações que foram cenários de filmes e séries, acontecerá no Dia da Independência, 7 de setembro, com saída marcada às 9h, na Praça Mauá, em frente à Prefeitura. Será uma imersão cine afetiva de 1h30, com direito a muitas informações, detalhes para degustar os sabores e aromas da cidade e praticar turismo de experiência com guias especializados em cartografar os afetos urbanos.

A atividade é iniciativa da Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema, com parceria do LabCine – Unisanta, Fórum da Cidadania de Santos e Vídeo Paradiso. A inscrição pode ser feita gratuitamente pelo link: https://forms.gle/rcX43ZGni2DswkVn7.

O Passeio Cultural – Santos Cine Afetiva é uma ação inicialmente bimestral, criada com o objetivo de pensar a cidade a partir do cinema e dos afetos de sua ocupação. A primeira edição celebrará os 20 anos do Cineclube Lanterna Mágica – Unisanta, espaço alternativo de cinema que fomenta a cultura do setor com atividades de pesquisas e práticas com vivências e análises das narrativas imersivas no cinema expandido, na gamificação, em realidade virtual e aumentada, sempre envolvendo alunos, professores e a comunidade de interessados em cinema.

O projeto mais recente é o Mapa Cine Afetivo de Santos, iniciativa do pesquisador, cineasta e fundador do Cineclube, Eduardo Ricci. O mapeamento tem o objetivo de dar visibilidade ao cinema e suas histórias vividas e criadas na cidade de Santos, com lançamento previsto para novembro deste ano.

Mais informações pelo e-mail: cinericci@yahoo.com.br, celular: 13 98230-4599 ou pela página da Ricci Filmes: https://www.facebook.com/25riccifilmes

>> INFOS GERAIS

Dia: 7 de setembro (1 sábado por mês)
Horário: 9h às 12h
Ponto de Partida: Praça Mauá
Maio de transporte: Sola de sapato/chinelo
Gratuito (Sem inscrição – Basta chegar no horário)

>> PROGRAMAÇÃO

> RECEPÇÃO

. Avisos
. Dicas
. Destaques do itinerário
. Imersão Sonora Meditativa
. Dinâmica: Se essa rua fosse um filme?
. Mapeamento Cine Fotográfico

> PASSEIO EM PLANO SEQUÊNCIA

– Pça Mauá > Ponto de partida
– Rua General Câmara
– Pça Rui Barbosa
– Rua do Comércio
– Estação Valongo
– Museu Pelé
– Rua Tuiutí
– Rua Conde D’Eu
– Boulevard Rua XV de Novembro
– Museu do Café
– Rua XV de Novembro
– Mural Banco do Brasil
– Rua Augusto Severo
– Pça. Mauá > Ponto de chegada