A Revista Viral, feita pelos alunos do 4º ano do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília, vem se inovando na forma de transmitir informações. Com a crescente quantidade de perfis jornalísticos no TikTok, os alunos e professores da disciplina iniciaram uma série de incursões experimentais pelo aplicativo.

“A ideia é que a gente se aproprie desse espaço como mais um suporte para o Jornalismo. Lançamos o desafio para os alunos, que apoiaram a ideia e têm pilotado produções bem interessantes”, explicou a professora Raquel Alves, uma das responsáveis pela disciplina, junto dos professores Helder Marques e Nara Assunção.

No momento, esses vídeos estão sendo uma maneira de divulgar a edição “Meio Ambiente” produzida no semestre passado, que aborda questões que normalmente não têm muito espaço e destaque na mídia tradicional, como as operações com nitrato de amônio entre o porto e o polo industrial de Cubatão, a situação dos depósitos de resíduos químicos lançados pela Rhodia, a controversa cava subaquática, entre outras.

“O TikTok tem grande potencial e percebemos que os principais veículos de imprensa já estão na plataforma, em busca de construir e modular a própria voz. Acompanhar esse movimento é crucial para entendermos a transformação que as novas audiências vão exigir”, afirmou ela.

Para conferir os trabalhos dos alunos na plataforma, acesse aqui.