Renan Ribeiro, biólogo e integrante do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), esteve presente em reportagem especial do Balanço Geral Litoral, no qual falou sobre como enfrentar os desastres naturais na Baixada Santista, especificamente do aumento no nível do mar.

“Com relação ao nível do mar, aqui para a região de Santos, os estudos indicam que nos últimos 25 anos, já teve um aumento de 8cm no nível do mar e a projeção é que, para os próximos 100 anos, tenha um aumento de mais de 30 centímetros desse nível médio do mar”, explicou ele. “Com chuvas mais volumosas e esse nível do mar mais elevado, vai dificultar, por exemplo, o escoamento da água, então a tendência é que a gente tenha mais problemas de alagamento, podemos ter também uma ressaca mais intensa e com o nível do mar mais elevado, a onda tende a atingir outras porções do nosso litoral, chegando com mais intensidade e mais impacto”.

Renan explicou também que no último relatório publicado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), ficou claro que os principais causadores dessas mudanças climáticas são os seres humanos, além de comprovar o aumento da probabilidade de chuvas mais volumosas, que podem causar grandes impactos nos municípios da região.