Professores do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) anunciaram na última terça-feira (13/12), durante a mostra Curta o Conto, o lançamento do 1º MULTIFEST – Festival de Cinema Universitário de Santos.

O festival, que acontecerá em dezembro de 2012, reunirá curtas-metragens feitos por alunos ou ex-alunos formados há, no máximo, três anos, de toda a Baixada Santista. “Há trabalhos de muita qualidade, produzido por universitários que merecem ser contemplados e divulgados”, comenta o professor André Reis, sobre a razão da criação do festival.

O professor Wanderley Camargo destaca a ausência de um evento voltado aos trabalhos universitários na região. “O Curta Santos exibe filmes de universitários junto a outros de produtoras estabelecidas, com grande infraestrutura. O MULTIFEST será um festival de âmbito universitário, somente, sem concorrência com grandes produtoras”.

Os filmes serão divididos nos gêneros ficção, animação e documentários e premiados em diversas categorias, como melhor som, direção de arte, fotografia, filme, direção, roteiro etc.

Mostra Curta o Conto – O evento reuniu 11 curtras-metragens de temáticas variadas que foram produzidos de forma interdisciplinar por alunos do 2º ano do curso, desde o roteiro e a filmagem até o material gráfico de divulgação e design dos créditos do filme.

Os curtas foram julgados por dez professores e quatro convidados, que selecionaram os premiados nas doze categorias. Houve também a categoria Voto Popular, que permitiu ao público escolher seu filme favorito dos onze exibidos. Confira a lista dos vencedores:

Melhor Roteiro Original: Alex Alvez, por “Novo Rumo”;
Melhor Roteiro Adaptado: Kitty Yoshioka, por “A Aliança”;
Melhor Fotografia: Igor Daniel, por “Novo Rumo”;
Melhor Direção de Arte: Mayara Mendes, por “Eu Vi Mamãe Nascer”;
Melhor Som: Igor Daniel e Thomaz Rodrigues, por “Novo Rumo”;
Melhor Montagem: Igor Daniel, por “Novo Rumo”;
Melhor Ator: Ricardo Monteiro, por “Meu Tio Iauaretê”;
Melhor Atriz: Gil Castro, por “Eu Vi Mamãe Nascer”;
Melhor Design de Abertura/Créditos: Igor Daniel, por “Novo Rumo”;
Melhor Cartaz: Gustavo Pinheiro e Fernando Paulino, por “O Terno e o Mandacaru”;
Melhor Direção: Maurício Marinho, por “Eu Vi Mamãe Nascer”;
Melhor Direção de Atores: Marcelo Galvão, por “Eu Vi Mamãe Nascer”;
Melhor Filme: Empate entre os filmes “Novo Rumo” e “Eu Vi Mamãe Nascer”;
Melhor Filme (Voto Popular): “Eu Vi Mamãe Nascer”.

A mostra Curta o Conto será parte integrante do MULTIFEST a partir de 2012.