O professor dos cursos de Multimeios e Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Osvaldo da Silva Costa, esteve recentemente na cidade do Porto para receber a premiação da 9º edição do evento Porto Cartoon – World Festival, em Portugal. O tema do concurso foi globalização.

Cartunista de mão cheia, DaCosta, como é conhecido, obteve o 2º lugar com o cartoon “Motoperpétuo”. A cena feita com tinta guache, apresenta um homem com rédeas conduzindo várias pessoas, também com rédeas. “Essa globalização, no fundo, é que um vai virar dependente do outro. Não tem jeito”, explicou DaCosta, em artigo sobre o evento.

DaCosta recebeu troféu de metal inspirado nas pontes do Porto, passagem, estada, uma quantia em dinheiro e um vinho. A premiação foi realizada na Galeria Internacional do Cartoon, parte do Museu Nacional da Imprensa, onde os trabalhos dos cartunistas ficaram expostos.

Estiveram presentes durante a premiação, o diretor do Museu Nacional da Imprensa e organizador do Porto Cartoon, Luis Humberto Marcos; a presidente da Organização Federal dos Cartunistas no Mundo (FECO), Marlene Pohle; o vereador do Pelouro da Cultura do Porto, Gonçalo Gonçalves; o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho e o cartunista francês Georges Wolinski, que foi o presidente do juri.

Para o professor, “o cartun é uma linguagem universal, não precisa de legendas”. O primeiro lugar foi para o polonês Grzegorz Szumovski, DaCosta e o italiano Alessandro Gatto ficaram empatados na segunda colocação e o terceiro lugar foi para o chinês Ruan Tang Li.

Durante e estada em Portugal, DaCosta ministrou palestra sobre Humor Gráfico e participou da Festa Caricatura, onde os cartunistas fizeram caricaturas dos populares.