xvipc_mh_brasil_dacostaO professor e cartunista premiado internacionalmente Osvaldo DaCosta, do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), ganhou menção honrosa no 16º PortoCartoon World Festival-2014.

A menção honrosa é pelo cartoon A Força, com tema livre. DaCosta já havia recebido, em 2007, o 2º lugar na 9º edição do mesmo evento. O tema do concurso foi globalização e o cartoon era Motoperpétuo. A cena, feita com tinta guache, apresenta um homem com rédeas conduzindo várias pessoas, também com rédeas.

PortoCartoon – Iniciado em 1999, o PortoCartoon cedo se transformou num ponto de atração do desenho humorístico em escala mundial. Centenas de cartunistas participam nele todos os anos, com cartoons que enobrecem essa linguagem universal do cartoon que é perceptível em qualquer parte do mundo.

Os melhores desses trabalhos fazem parte desta galeria. Versando temas diferentes, os cartoons mostram bem a força reflexiva do humor a propósito dos problemas mais preocupantes do mundo. A guerra, a poluição, a fome, o consumismo, a falta de água, o abuso de poder, etc. são alguns dos assuntos que os lápis dos cartunistas analisam com mordacidade e finura plástica.

A afirmação do cartoon como uma das linguagens mais universais está bem patente, através de uma larga e criativa diversidade de estilos e mensagens de humor. No seu conjunto, a galeria evidencia que o cartoon é um bom termômetro da liberdade e da democracia.