Parcerias em projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) foi a pauta principal do encontro entre a direção da Faculdade de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e autoridades da CPFL Energia, realizado na última quinta-feira (10).

Nessa reunião inicial, os profissionais  apresentaram pesquisas  realizadas nas instituições e conheceram o Laboratório de Máquinas Elétricas e Sistemas de Potência da Unisanta. Mesmo sendo a primeira parceria na área de P&D entre as instituições, a relação entre a Universidade Santa Cecília e a CPFL Energia é de longa data. Muitos profissionais da empresa se formaram na Unisanta.

“Temos a expectativa de desenvolver projetos em breve. Será uma troca rica para os dois lados. A Unisanta já possui um histórico de trabalhos no setor elétrico e poderemos desenvolver projetos para ajudar a aumentar a produtividade, inovação e utilização de novas fontes de energia”, afirmou o diretor de Estratégia e Inovação, Fernando Mano da Silva.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Alexandre Rocco, projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas de energia elétrica possibilitam a inserção de estudantes no mercado de trabalho. “Oferece ao aluno a oportunidade de participar de um projeto profissional, integrando o mesmo no ambiente da empresa”, disse o coordenador.

Ainda segundo Rocco, a Unisanta poderá participar de projetos que vão “desde o desenvolvimento de sensores para redes de transmissão de energia elétrica, até sistemas inteligentes para apoio a decisão operacional da empresa, passando por implementação de sistemas de automação e controle”.

Além do diretor de Estratégia e Inovação, Fernando Mano da Silva e do coordenador da Unisanta, Prof. Alexandre Rocco, também participaram da reunião  o diretor e o vice-diretor da Faculdade de Engenharia, respectivamente Prof. Aureo Pasqualeto Figueiredo e Prof. Antonio de Salles Penteado; e o docente e responsável pelo Laboratório de Máquinas Elétricas e Sistemas de Potência, Alexandre Shozo Onuki. Pela CPFL Energia, estiveram presentes, o gerente Regional BS, Edson Amaral Junior; o gerente de Transmissões, Cristiano Santos Cucatti (formado na Unisanta) e o gerente de Negócios, Sílvio Ramos.

Histórico – Professores e alunos da Faculdade de Engenharia da Unisanta desenvolvem projetos de pesquisa para empresas do setor elétrico nacional, sendo alguns estudos realizados em parceria com universidades europeias. Entre as empresas já atendidas estão a Cteep (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), Eletropaulo, Escelsa (uma das maiores distribuidoras de energia elétrica do Estado do Espírito Santo) e TBE (conjunto de nove concessionárias de transmissão de energia elétrica, atuando nos estados do Pará, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso e Minas Gerais). A pesquisa com a Eletropaulo foi publicada em revista internacional.