Acontece neste sábado (19/7) o workshop “Minha Visão, Sua Visão – Mídia Ativismo na Copa do Mundo 2014”, às 16h, na sala 2, do Sesc Santos. O workshop é ministrado pelo jornalista, diretor de cinema e  coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta,  Eduardo Ricci. Durante a Copa do Mundo, Ricci desenvolveu o Projeto “Attimo – Jornalismo Transmídia”, uma cobertura cine foto jornalística nas cidades de Santos, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

A cobertura focou na interação entre a cidade e o futebol, principalmente no entorno das Arenas, onde aconteceram os jogos. Durante exemplos práticos, Ricci abordará assuntos como: Jornalismo móvel em múltiplas plataformas (transmídia), cidade criativa, mídia ativismo, patriotismo canarinho na mídia e o legado da Copa 2014.

Esta ação faz parte do processo conclusivo do “Attimo”. Além do workshop “Minha Visão, Sua Visão”, também haverá a edição dos “Nanos documentários” (duração de 30 segundos a 1 minuto), preparativos para o live cinema que será apresentado em bares e restaurantes das cidades cobertas pelo “Attimo”, postagens de recortes de instantes que marcam o legado da Copa do Mundo.

Interessados com mais de 14 anos de idade podem se inscrever gratuitamente na central de cursos do Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos/SP) ou pelo telefone 13 3278-9800.

Sobre o Attimo – Jornalismo Transmídia

“Attimo” (de átimo, instante) é uma realização da produtora de cinema expandido Ricci Filmes e conta com apoio cultural, nesta edição, do Sesc Santos. Foi dealizada desde 2001, quando Ricci foi cobrir o Festival de Gramado, e, já em 2002, cobriu e participou do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, também no Rio Grande do Sul. De lá até hoje fez outras inúmeras coberturas e foi aprimorando os recortes e a forma de reportar suas impressões sobre os eventos registrados com dispositivos móveis com câmera fotográfica, Tablet e smartphone.

O objetivo do “Attimo” é oferecer ao espectador/consumidor maior acesso à diversidade da informação convergente, nas múltiplas plataformas e dispositivos móveis que possibilitam um recorte de fatos socioculturais significativos, usando a narrativa e a estética do audiovisual expandido.

“A ideia do nome “Attimo” e de criar esta ação unificada, surgiu em Roma, durante uma visita que fiz aos estúdios de Cineccità, em 2012. Em uma das salas, assisti a uma cena onde a atriz Sophia Loren disse em italiano a palavra attimo, que significa instante em português. Ao sair da sala e caminhar pelos estúdios, decidi criar a convergência das ações que realizo desde 1995, usando como base o cinema expandido e o jornalismo transmídia.” Afirma Ricci. Saiba mais sobre o Projeto e participe das ações no blog: www.attimojt.blogspot.com.br e nas redes sociais: www.facebook.com/attimojt ou  www.twitter.com/attimojt