A abertura da mostra será dia 24/5, às 20h, para convidados, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. Para o público em geral, poderá ser visitada a partir de 25/5, de seg a dom, das 14h às 18h

Com o apoio da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a curadoria do professor Gilson de Melo Barros, a exposição Introspecção, do artista plástico e arquiteto, Eber de Gois, chega às galerias do Centro de Cultura Patrícia Galvão, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos.

A exposição, que reúne 35 telas representativas de algumas fases da trajetória artística do arquiteto, será aberta para convidados no dia 24/5, às 20h, e contará com a participação do violinista, Leonardo Mallet.

Os trabalhos apresentados na exposição são em sua maioria acrílico sobre tela, de dimensões variadas, que alternam suas abordagens entre o abstracionismo formal, temas geométricos, e uma gestualidade aparentemente aleatória, aproximando-se em alguns momentos a um certo orientalismo.

O professor Gilson, que leciona nas Faculdades de Educação Artística, Arquitetura e Urbanismo e dos Cursos Tecnológicos de Gestão Comercial de Moda e Produção Multimídia, explica que as obras são de tonalidades lúdicas, envolvidas pelas alças de um encantamento pontilhado de um colorido que brinca com as proximidades do olhar. “A obra de Eber traz na materialidade criativa do seu traço, ao mesmo tempo audaz e contido, um salto a organizar-se nos espaços de uma bidimensionalidade refratária que se projeta como uma imensidão de pontos a se desprender das suas origens em cores e universos paralelos”, completa Barros.

A mostra poderá ser visitada nas galerias do 2º andar do Centro Cultural entre os dias 25/5 a 11/6, de segunda a domingo, das 14h às 18h. A partir do dia 15/6 até o dia 28/6, será remontada no 3º andar do mesmo prédio, e passa a integrar  às atividades culturais do XVI FESCETE, Festival de Cenas Teatrais de Santos, que acontece no Teatro Municipal Brás Cubas, na Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.

A exposição é uma iniciativa da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio da Unisanta, do 3D Design Estúdio, e da designer Mônica Mathias.

O artista – Natural e morador de Santos, esta é a primeira vez que Eber reúne sua obra em uma mostra deste caráter aqui na Cidade, apesar de ter várias exposições individuais realizadas fora do circuito litoral. Além de arquiteto, desenhista e pintor, aperfeiçoou seus conhecimentos em gravura, tendo recebido por estes trabalhos prêmios no Brasil, no Japão e na Alemanha, em importantes mostras de arte. Participou como artista convidado de duas Bienais, uma aqui em Santos (1990) e outra em São João da Bela Vista (2000).

título: “pássaro paulista” técnica: tinta acrílica s/t formato: 0,65 X 1,30