Teatrólogo, figurinista, cenógrafo e professor da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, entre outras atribuições, o multimídia Gilson de Mello Barros encara mais um desafio em sua movimentada carreira. Ele assumiu o cargo de carnavalesco do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba X-9.

No Carnaval de 2011, a Pioneira, como a X-9 é conhecida por ser a mais antiga das escolas da Baixada Santista, irá para a Passarela do Samba com o Enredo “Xisnoveano, Macuqueiro, Arteiro, Teatreiro. A X-9 saúda Tanah Corrêa e a Arte e a Cultura Brasileira”, em óbvia homenagem ao diretor e agitador cultural Tanah Corrêa, um dos baluartes da escola.

Gilson de Barros já iniciou seus trabalhos e a X-9 promete um Carnaval para reconquistar o título de campeã. Croquis de alegorias, adereços e fantasias seguem a pleno vapor.

Trabalho nos bastidores – Paralelamente a isso, outro integrante de comunidade ceciliana, Adelson Reis dos Santos, do Setor de Estágios e ritmista da Magia Xisnoveana (bateria da X-9), desenvolve um trabalho nos bastidores da escola, colaborando para a arregimentação de sócios e criação de novos convênios.

“Mesmo sem fazer parte da diretoria, tenho procurado ajudar o presidente Miguelito (Miguel da Silva Alves) da melhor maneira possível”, afirma Santos, lembrando que a X-9 já conta com 26 empresas conveniadas, como bares, restaurantes e lojas de autopeças que oferecem descontos aos associados à agremiação.

Ele ainda colabora em projetos voltados para a formação de mestres-sala e portas-bandeira mirins, bem como de jovens ritmistas. “Com isso, a gente desperta ainda na infância o amor pela escola e pelo samba”.

Santos diz ainda que a escola está aberta a pessoas interessadas na criação de alas para o Carnaval de 2011. Para tal basta que entre em contato com o presidente Miguelito pelo telefone (13) 78681674. Ou comparecer na sede da escola, à Avenida Siqueira Campos, 101, no Macuco.