O professor João Inácio da Silva Filho, professor dos cursos de Engenharia da Unisanta e doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), acaba de publicar, em conjunto com os professores Germano Lambert-Torres e Jair Minoro Abe, o livro “Uncertainty Treatment Using Paraconsistent Logic: Introducing Paraconsistent Artificial Neural Networks” (“Tratamento de Incertezas Utilizando a Lógica Paraconsistente”). A obra foi lançada pela conceituada editora IOSPress, sediada em Amsterdam (Holanda) e com escritórios de distribuição em Berlim, Tóquio e Washington.

O livro, que compõe o acervo da série “Fronteiras em Inteligência Artificial e Aplicações – Volume 211” (“Frontiers in Artificial Intelligence and Applications”), reúne resultados de pesquisas de ponta sobre aplicações em áreas da inteligência artificial e está sendo distribuído para bibliotecas das mais importantes universidades do mundo.

Dividida em 12 capítulos, a obra, elaborada pelos professores Silva Filho, Lambert-Torres e Abe, integrantes do GLPA (Grupo de Lógica Paraconsistente Aplicada), grupo de pesquisa registrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e sediado na Unisanta desde 2003, apresenta uma alternativa à chamada “lógica clássica”, possibilitando o tratamento de inconsistências e incertezas do mundo real e resumindo a teoria básica e os fundamentos sobre o assunto.

O livro reúne ainda as expressões da Lógica Paraconsistente Anotada com anotação de dois valores (LPA2v), aplicada pela primeira vez no mundo no controle do robô móvel autônomo Emmy I, construído nos laboratórios da Unisanta em 1999 como parte da tese de doutoramento do professor Inácio. “Essa aplicação é considerada um importante fato na história da inteligência artificial e se constituiu na primeira prova de aplicação real em hardware em um controlador baseado neste tipo de lógica. A publicação do livro por uma editora internacional mostra o crescente interesse das aplicações baseadas em Lógica Paraconsistente no mundo. A Unisanta, através do GLPA, desenvolve projetos importantíssimos nesta área de pesquisa de ponta, contribuindo e fazendo parte da história da inteligência artificial”, afirma Silva Filho.

O título, que está disponível para consulta na Biblioteca da Unisanta, pode também ser adquirido diretamente através do site da IOPress no formato impresso ou digital.

Texto extraído do site: http://cursos.unisanta.br/engcomputacao