A escritora santista Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta ,fará palestra no VII Congresso Internacional da American Portuguese Studies Association – APSA, que será realizado na Brown University, nos Estados Unidos, de 7 a 9 de outubro.

Lúcia falará sobre o tema Patrícia Galvão e Brasil: Travessias para Diferentes Paixões. O mediador será o brasilianista David Kenneth Jackson, da Universidade de Yale. O tema geral do Congresso será “Intercâmbios Transatlânticos”.

Sobre a Brown- A Brown University é a terceira mais antiga instituição de ensino superior da Nova Inglaterra e a sétima mais antiga nos Estados Unidos. Foi fundada em 1764, antes da independência americana do Império Britânico, como o Colégio Inglês na Colônia de Rhode Island e Providence Plantations, no início do reinado do rei George III (1760-1820).

Foi a primeira faculdade norte-americana a aceitar alunos independentemente da sua filiação religiosa. É presidida, desde 2001, por Ruth J. Simmons, a primeira mulher e primeira afro-americana presidente de uma Ivy League instituição.

Currículo- Lúcia Maria Teixeira Furlani é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, autora de Autoridade do Professor, A Claridade da Noite, Fruto Proibido, dos infanto-juvenis Tudo é Possível e O Segredo da Longa Vida, e de uma trilogia sobre Pagu, iniciada há 22 anos: Pagu – Livre na Imaginação, no Espaço e no Tempo, Croquis de Pagu e Viva Pagu – Fotobiografia de Patrícia Galvão. Preside a Universidade Santa Cecília e o Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP), em Santos.

Sobre o CEP – O Centro de Estudos Pagu Unisanta, em Santos, reúne ao redor de 3000 arquivos originais e digitalizados sobre Patrícia Galvão, a grande maioria inéditos. Colabora assim para difundir para todo o país essa memória, da qual é o depositário.

O Centro foi fundado em 2005 pela escritora e pesquisadora Lúcia Maria Teixeira Furlani. Constitui-se de material resultante de pesquisa por ela iniciada em 1988, a partir de seu primeiro livro sobre Pagu, “Patrícia Galvão – livre na imaginação no espaço e no tempo” (Editora Unisanta, 1988), transformado depois em filme, em 2001, ganhador do prêmio Exu Jorge Amado, da Jornada Internacional de Cinema da Bahia (sob a direção de Rudá de Andrade e Marcelo Tassara), ao qual se seguiram obras como “Croquis de Pagu – e outros momentos felizes que foram devorados reunidos” (Unisanta/Cortez Editoras, 2004), que culminaram com a organização do maior arquivo existente no Brasil sobre Patrícia Galvão, o Centro de Estudos Pagu Unisanta.

Em 2010 publicou a fotobiografia “Viva Pagu” (Imprensa Oficial e Unisanta). Participa como coautor do livro o jornalista Geraldo Galvão Ferraz, filho de Pagu e de Geraldo Ferraz e também coordenador do Centro de Estudos Pagu.
Sede: Universidade Santa Cecília – Biblioteca Central. Rua Dr. Lobo Viana, 27, 1º andar, Santos – SP. Telefone: (13) 3202.7180 / WWW.pagu.com.br / siga: @100anosdepagu