A exposição resgatará a história do antigo jornal de humor Ovelha Negra, de 1970

Na próxima sexta feira (24/4), o professor da Unisanta e cartunista Osvaldo DaCosta fará a exposição “Ovelha Negra” no salão verde da Pinacoteca Benedito Calixto.

A obra é inspirada na dissertação de Mestrado do cartunista,  que tem como objetivo resgatar a história do jornal de humor “Ovelha Negra” e do seu criador.

Na exposição, o visitante poderá passear pelas páginas do jornal através de reproduções, para conhecer ou relembrar histórias marcantes. Além de poder visualizar informações sobre os oito  exemplares do jornal (publicados entre 1976 e 1977) e  sobre o seu surgimento.

Censura

“Vem aí a Ovelha Negra. Pode começar a rir”. Foram com essas palavras que Ernani Buchmann descreveu, no Diário do Paraná, na página Jornal de Humor, o lançamento do tabloide Ovelha Negra, em maio de 1976.

Durante a ditadura, surgiram diversos jornais que contestavam o governo militar e a censura por ele imposta. Um desses periódicos foi o Ovelha Negra. Enquanto a maioria dos jornais tinha conteúdo basicamente textual, o jornal inovou por ser basicamente de cartuns. Além disso, sua importância pode ser demonstrada pelo grande número de artistas colaboradores, como: Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli e Laerte, conhecidos até hoje no mercado editorial. Além dos brasileiros, o jornal Ovelha Negra contou com a presença de grandes artista estrangeiros.