Após o grande sucesso no Brasil, ao longo das comemorações dos 100 anos da Imigração Japonesa, o livro infanto-juvenil O Segredo da Longa Vida, de Lúcia Maria Teixeira Furlani, cruzou o mundo e faz sucesso em terras japonesas.
Neste anode 2009, a obra infanto-juvenil foi destaque na Exposição Internacional promovida pela rede de Tv japonesa NHK, em Toquio.

Ao lado de trabalhos de artistas japoneses,O Segredo da Longa Vida também foi integrado ao acervo doMiyoshi Peace International Museum – Gallery Regina Higa, em Hiroshima, o que despertou interesse de outras galerias pelos 100 anos da Imigração e, consequentemente, por essa obra de Lúcia, primeiro livro-infantil brasileiro traduzido para o japonês.

O Segredo da Longa Vidafoi apresentado no histórico Museu em Hondori, do mestre e artista plástico Kusunoki Takafumie na Biblioteca Hiyoshi, em Hiroshima, junto com o trabalho de Takafumi, inspirado em uma lenda do Japão com releitura em mangá.

No TOKYO METROPOLITAN ART MUSEUM, durante a Conferência Cultural AJAC no Brasil – 100 anos de Imigração Japonesa, as aventuras de Lucas , que retratam a imigração japonesa, em história em quadrinhos, foram apreciadas na principal metrópole do Japão.

“Foi muito gratificante apresentar neste evento cultural O Segredo da Longa Vida, onde os convidados, surpresos e emocionados, puderam apreciar os ideogramas japoneses (kanjis) registrados na obra de uma brasileira”, diz Regina Higa, que, ao lado do mestre Takafumi, realiza o intercâmbio cultural Brasil-Japão. ReginaHiga, além de ser renomada artista plástica brasileira descendente de japoneses, é ex-aluna da Faculdade de Artes Plásticasda Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Junto com olivro de Lúcia e a arte de japoneses, o Espaço Global Invited Artist’s – Brasil foi enriquecido e muito elogiado com a participação dos renomados artistas brasileiros Nivaldo Damy Inforzato, Tomzé Scala e Guilherme Nascimento.

Através da arte brasileira, os visitantes puderam viajar no Kasato Maru e desembarcar no “Porto de Santos”, pela obra de Inforzato, conhecer o Cristo Redentor na “Cidade Maravilhosa”, na obra de Tomzé Scala, sentir um “Apaixonante Tempo”, por Nascimento, e de “Liberdade”, por Regina Higa.

Histórico – O Segredo da Longa Vida (Unisanta/Global), segundo livro infantil da autora, faz uma homenagem especial aos primeiros imigrantes japoneses no Brasil ao contar as aventuras do garoto Lucas e da japonesinha Aiko, recém-chegada no navio Kasato Maru no porto de Santos em 1908. O lançamento fez parte das comemorações de 100 anos da imigração japonesa no Brasil e foi a primeira obra infanto-juvenil traduzida para o japonês.

A obra foi lançada em 2008, em Santos, São Paulo e em diversos eventos nacionais, em português e em japonês. A solenidade de lançamento em Santos reuniu cerca de 2000 convidados, no Clube Estrela de Ouro. A renda arrecadada durante o lançamento foi doada à Kosei Home, casa de recuperação social da comunidade nikkei. O livro está disponível nas livrarias e na Unisanta, em Santos.