O Homem que Sonhava Pernas Passos e Canções, espetáculo do TEP Unisanta, é atração do FESTA 64

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Um dos mais tradicionais festivais teatrais do nosso país, o FESTA – Festival Santista de Teatro será realizado de 1.º a 7 de setembro, com vasta programação a acontecer em diversos espaços da cidade, contemplando trabalhos representativos da região, selecionados por curadoria coletiva. Entre as apresentações está O HOMEM QUE SONHAVA PERNAS PASSOS E CANÇÕES, do grupo TEP – Teatro Experimental de Pesquisas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), um dos mais longevos e produtivos grupos de teatro da nossa região, há 53 anos dedicado à realização de ações culturais tendo como o teatro seu ponto de convergência.

No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil e o bicentenário da proclamação da nossa Independência, o TEP/Unisanta apresenta-se no FESTA 64, no dia 7, às 19 horas, no Teatro Municipal Brás Cubas.

O espetáculo O HOMEM QUE SONHAVA PERNAS PASSOS E CANÇÕES, autoria e direção de Gilson de Melo Barros, aborda como tema condutor uma revisão, de forma antropofágica, a História do Brasil, de 1500 aos dias atuais, observada através das vozes dissonantes dos poetas brasileiros de cada período, associando-as de forma crítica e atualizadora a cada etapa do nosso desenvolvimento civilizatório, tendo como eixo central e costura interna dos assuntos tratados, recortes construídos a partir de ações e comentários de personagens habitados no imaginário do Movimento Modernista Brasileiro e em canções que se conformam ao ideário em que nos reconhecemos em particulares culturais.

Para a construção do texto, foi organizada pelo autor uma série de encontros literários improváveis, em que poderemos nos deparar, através de conexões de ideias, com o pensamento de inúmeros artistas brasileiros, dos mais diversos períodos, a dialogar entre si em uma fabulação que vai de Pero Vaz de Caminha a Torquato Neto, Castro Alves a Conceição Evaristo, Gregório de Matos a Caetano Veloso, Padre Antonio Vieira a Oswald de Andrade, entre outros, unidos a celebrar, cada um com sua tônica, os assuntos que, reunidos, narram a epopeia deste quinhão chamado Brasil. Para tal manobra, Gilson contou com a consultoria, em especial parceria, da artista plástica e professora de História da Arte Beatriz Rota-Rossi, frequente colaboradora do TEP em mais uma eficiente participação.

Com ensaios realizados desde janeiro deste ano, na própria Unisanta, o grupo contou com diversas parcerias para o desenvolvimento do espetáculo: aulas de preparação corporal, por Arlaine Gomes; expressão vocal, por Lilian Rocha; laboratórios de maquiagem e criação de figurinos, por Rose Magalhães e Lindalva Parolini, respectivamente. Estas atividades foram direcionadas ao aprimorando dos atores e acabamentos do espetáculo.

Para a composição do elenco, novos e antigos parceiros se uniram ao grupo, a interpretar em sistema coringa (vários personagens-falas para cada ator) os textos do espetáculo: HENRIQUE PERGOLIZZI (Aedo, Corifeu e Pero Vaz de Caminha), TALLYTA FELIX (Jaci, Beata e Coro), CÍCERO PINTO (Português e Coro), EDELVIRA AZEVEDO (Índia e Coro) e MARCOS VICENTE (Coro).

O espetáculo, com música original de Julinho Bittencourt e Rodrigo Savazoni, tem a iluminação criada por Maurício Garcia, a sonoplastia assinada por Jota Amaral, e cenografia, por Gilson de Melo Barros, além de contar com Pedro Paulo Zupo e Tales Ordakji na produção.

Com recomendação livre, o trabalho apresenta-se com entrada gratuita (retirar a partir de uma hora antes do início dos trabalhos na bilheteria do teatro). Recomenda-se o uso de máscara.

SERVIÇO:
Teatro Municipal Brás Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48. Vila Mathias.