Neste sábado (12), pela manhã quem entrava pelo Ginásio Laerte Gonçalves do Colégio Santa Cecília já era abordado por pequenos empreendedores, assíduos e empolgados com as suas funções de vendedores, estrategistas de marketing e operadores de caixa. Foi neste clima de muitas ofertas e oportunidades que os alunos do Colégio se apresentaram a festa de encerramento do Projeto Jovens Empreendedores Sebrae – Primeiros Passos, com a presença dos familiares dos estudantes.

O projeto que visa trabalhar o empreendedorismo em sala de aula com as turmas desde o Maternal I e II até os alunos do 5° ano foi colocado em prática em uma feira expositiva que apresentou diversos negócios rendáveis com a verba revertida para atividades extras dos alunos.

Cada turma planejou, executou e desenvolveu estratégias de marketing para um ramo diferente de negócio. As crianças do Maternal I e II, com a ajuda das professoras, apresentaram o Cantinho das Ervas, com opções de guloseimas doces e salgadas, além de utensílios para guardar e enfeitar o cultivo de ervas. Os Jardins também trabalharam com artesanato e doces, o Jardim I vendeu alguns artesanatos feitos por eles na lojinha Pura Arte e o II incrementou a arte aos doces na lojinha Doce Arte.

imagens 119 A coordenadora da Educação Infantil e Primeiros Anos, Andrea Relva, disse que inicialmente o projeto era apenas para os alunos de Ensino Fundamental, mas que o Colégio Santa Cecília resolveu inovar e acreditar no potencial da educação infantil. “Os resultados surpreenderam a todos, inclusive ao Sebrae. Por meio de artesanato e da culinária conseguimos trabalhar a família e a escola. Eles já entendem que estão produzindo algo e lá na frente vão conseguir discernir melhor a importância disso”, explicou Andrea.

Já os alunos do Ensino Fundamental já desenvolvem as sensações de preocupação de como o produto pode ou não agradar o cliente. O 1º ano se apresentou com o Empório Aroma e Sabor, oferecendo diversos produtos de beleza e aromatizantes. Os estudantes do 2º ano decidiram investir nas técnicas de jardinagem com a loja Arte e Horta. A diversão da festa ficou com a turma do 3º ano, que além de vender brinquedos ecológicos, também montaram uma área de diversão entre pais e filhos.

claudia (1)Como grande incentivador de sua filha Ana Clara, que está no 4º ano, o economista, Carlos Alberto Panzoldo, participou da confecção de Gibis, que foi o negócio escolhido pela turma da sua “herdeira”. “É impressionante como esse projeto criou na Ana uma expectativa e uma responsabilidade. Ela passou a semana inteira preocupada com o sucesso do negócio e foi até no meu escritório praticar. Hoje acordou cedo para não perder a hora. Como pai me orgulho muito desse momento e vou sempre apoiá-la na carreira que ela escolher,” contou orgulhoso o economista.

A turma do 5º ano mostrou que está atenta às novas tendências do ramo alimentício e focou o negócio na alimentação saudável. Com o restaurante Santa Saudável, além de oferecer produtos light e fit para degustação nas mesinhas da feira, os alunos também investiram em produtos que os participantes poderiam levar para casa.

imagens 117Paulo Sergio Brito Franzosi, gerente do Sebrae – Baixada Santista, esteve no evento e se surpreendeu com a inovação e ampliação dos projetos desse ano. “É notável como os professores conseguiram trabalhar os conceitos fundamentais do empreendedorismo que nós desenvolvemos com os empresários. Trabalhar a extensão do produto, como por exemplo, oferecer além do produto que será consumido no local, uma embalagem para viagem, ou até mesmo utensílios que podem ser utilizados com o produto principal do negócio, mostra uma visão mais ampla e com melhores oportunidades de negócios”, disse Franzosi.

A evolução dos alunos que participam do projeto desde o início é perceptível, ressalta Denise Fernandes, coordenadora do ensino fundamental I. “Aqueles que já passaram pelo projeto em anos anteriores acabam se envolvendo ainda mais. Por conhecerem o processo de organização da feira, eles trazem ideias próprias e colaboram para enriquecer o trabalho”.

imagens 145

imagens 162