O artista, que expôs em Paris, fez cursos de artes na Espanha, Filosofia na USP, em São Paulo, entre outros cursos de especialização artística, inclusive na Sorbonne, mudou-se para Santos e doou parte de seu acervo à Unisanta.   A mostra ficará aberta ao público até 28/8.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) apresenta a exposição “Sendin: da Abstração à Figuração”, com obras que o autor, Armando Sendin, doou à Universidade e que fazem parte do acervo particular da  Dra. Sílvia Teixeira Penteado, reitora,  e da Dra Lúcia Teixeira, presidente da instituição. São pinturas a óleo sobre tela e guaches sobre papel.

Na exposição, chama a atenção a riqueza de detalhes e a facilidade com que Sendin transita, com perfeição, entre o realismo e o abstrato na mesma obra, revela o professor de Artes da Unisanta, Elver Savietto, responsável pela montagem da exposição.

“Sendin é um mestre da pintura. É impressionante como ele mostra os detalhes. Fios de cabelo, marcas naturais da pele, a transparência de roupas, além da perspectiva e o tratamento dado para criar a profundidade são alguns dos admiráveis detalhes em suas obras”, comenta Savietto.

Para a artista plástica e professora da Faculdade de Arquitetura da Unisanta, Márcia Santtos, “Armando Sendin é um artista que não carece de apresentações. Seu vasto currículo e sua fama no mercado cultural o precedem”.

“Sendin faz parte de uma rara parcela de artistas que transitam entre a pintura figurativa e abstrata com a mesma qualidade compositiva e criativa”, acrescenta Márcia.

Armando Sendin nasceu em 1928, no Rio de Janeiro e viveu  e trabalhou na Europa durante muitos anos. Ele se formou na Escola de Belas Artes de Priego, Espanha,  por volta de 1940, em Filosofia na USP, em São Paulo,  em  Estética,  na Universidade do Chile,  além de possuir especialização em Estética como bolsista do governo Francês em Soubornne.

“Essa formação levou a arte de Sendin a um patamar mais significativo e emblemático, onde a realidade e a abstração juntas compõem obras de uma criatividade prodigiosa. Massas de  cores e formas  atestam que a abstração e o figurativo realista podem ser compostos juntos definitivamente, uma vez que se possua habilidades técnicas e conhecimento para tal”.

Curiosamente, Armando Sendin se lançou inicialmente como ceramista, uma vez que havia trabalhado na Manufatura Nacional de Sevres, França, e,  de 1954 a 1964,  lecionou cerâmica em seu atelier com grande sucesso em São Paulo.

Prêmios e exposições

A convite de Nazareth Motta Leite mudou-se para Santos e passou a dedicar-se exclusivamente à pintura a óleo sobre tela. Técnica que o consagrou como o grande artista que é. Foram inúmeros prêmios e participações em importantes mostras, como nas da Bienal de São Paulo em quatro ocasiões. Expôs em galeria de Paris durante 20 anos seguidos e mesmo morando na Espanha nunca deixou de fazer mostras em Santos, a cidade que tão bem o acolheu e a cidade que o artista escolheu para doar seu acervo para a posteridade.

A mostra “Sendin,  Abstração e Figuração”  será  inaugurada dia 13,  às 19h30 e permanece até dia 28 de agosto,  de segunda a sexta-feira,  das 19h às 21h30,  no Espaço Cultural Unisanta,  na rua Oswaldo nº 255,  Boqueirão.

Mostra “Sendin, Abstração e Figuração”

13 a 28/8  de segunda a sexta-feira, das 19 às 21h30

Espaço Cultural Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 255, Boqueirão, Santos