Com um olhar sensível de educador, mas que tem muito de historiador e jornalista, o Chanceler da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Prof. Dr. Milton Teixeira, resume mais de 200 anos em imagens do período de 1800 até 2002. Esse é o teor do volume 2 do livro A máquina do tempo, o inexorável da vida 2, lançado dia 21/8, no auditório do Bloco E da Universidade. O evento reuniu diversas personalidades do meio esportivo, autoridades políticas e educacionais.

Na oportunidade, foi apresentado aos convidados o site sobre a obra, no endereço http://www.unisanta.br/maquina

O livro amplia a rica pesquisa histórica de Milton Teixeira sobre o esporte e a história em âmbito nacional com ênfase na Baixada Santista, iniciada com o volume 1, publicado em 2002.

O volume 2 tem 12 capítulos ilustrados com mais de 500 fotos, acompanhadas de texto explicativo. São 320 páginas no total. As fotografias e os textos mostram desde edifícios históricos da Baixada Santista, de São Paulo e de outros países, a personalidades do mundo esportivo, artístico e político. A obra é de grande interesse para os pesquisadores e o público em geral.

Paisagem e literatura

O primeiro capítulo contém fotos a partir de 1862 do centro de S. Paulo e da Estrada de Ferro de S. Paulo a Santos, mais conhecida por São Paulo Railway, tirada de um cartão postal. Há um foto de Rui Ribeiro Couto, o escritor santista para quem Milton Teixeira dedicou dois livros, Ribeiro Couto – Ainda Ausente (1982) e Ribeiro Couto – 30 Anos de Saudade (1994), este premiado pela Academia Brasileira de Letras. Olavo Bilac e Martins Fontes são citados como destaque em 1917, por suas obras e “amizade mútua”.

Em todos os capítulos, há fotos de importância histórica a respeito da paisagem, agremiações esportivas e seus diretores, escolas, comércio, atividades econômicas da Baixada Santista, São Paulo e Rio de Janeiro. É difícil destacar algum tópico. As fotos em preto e branco, muito nítidas, dão um toque artístico ao livro.

Esporte: visão global

Uma das fotografias mais curiosas, relativa ao esporte, é a do público presente ao estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro, em 1922. Homens trajados com muita elegância, com chapéu e palheta, e senhoras com grandes chapéus lotam totalmente as cadeiras na parte superior, à espera do confronto.

Santista fanático, Milton Teixeira não dedica espaço apenas ao Santos F.C., time do coração, do qual foi presidente de 1984 a 1986, e presidente do Conselho Deliberativo por duas gestões. No livro há fotos e comentários sobre vitórias do Corinthians F.C., do São Paulo F.C, do Flamengo, do Fluminense, da Sociedade Esportiva Palmeiras e de outras equipes de atletas importantes do futebol, do vôlei, do basquete, do atletismo, da natação e da ginástica aeróbica, entre outras modalidades.

Escalações inesquecíveis de craques do passado, em seus times ou na seleção brasileira, constituem atração à parte para os amantes do esporte. Para os santistas, há páginas especiais dedicadas à festa pela conquista do Santos no Campeonato Brasileiro de 2002, sob a presidência do seu filho, Marcelo Teixeira.

Família e amigos

Pais, filhos, netos e amigos de Milton Teixeira estão presentes no livro, com fotos e alusões carinhosas. Sílvia Teixeira Penteado, Reitora da UNISANTA; Lúcia Maria Teixeira Furlani, diretora-presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília (ISESC), Cecília Teixeira, vice-presidente, e Marcelo Teixeira, Pró Reitor Administrativo e presidente do Santos FC. aparecem com suas famílias em momentos de descontração e também de fases importantes do Complexo Educacional Santa Cecília, que está completando 42 anos. Um desses momentos é a inauguração da piscina olímpica com teto retrátil e sistema de aquecimento, que contou com a presença de Pelé, então Ministro Extraordinário do Esporte.
A nova geração também está presente: os filhos Mohamad, Munir e Miltinho, os netos Marcus, Renata e Lucas, todos são alvo de comovida homenagem.

Imprensa, Cinema e Política

Quem gosta de cinema poderá ver cenas de filmes antigos como Tom Mix, Claire Adams, Shirley Temple, garota prodígio da Fox, Beth Davis, Nelson Eddy e Jeanette McDonald, Robert Cuming e Mirna Loy.

Os estudiosos da imprensa podem ver flagrantes da inauguração dos novos transmissores da TV Tupi, com fotos de Assis Chateaubriand; capas da revista O Malho e da revista Flamma, de 1936, que circulou em Santos durante muitos anos.

Carlos Lacerda e Getúlio Vargas protagonizam cenas da política nacional, entre outros líderes nacionais e mundiais, completando, ao lado de cantores, cantoras, atores e atrizes, a área de interesse de Milton Teixeira.