A 21ª Semana Ceciliana de Comunicação começa na segunda-feira, dia 23/09, e trará, ao longo da semana, nomes como William Tavares, Wagner Aragão e Silvio Reis. Com as palestras acontecendo em diversos lugares da Universidade Santa Cecília, sobre jornalismo e publicidade, o evento acontece no período da manhã e da noite. O evento é aberto ao público.

Reunindo diversos profissionais da área de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o tema principal deste ano será “Perspectivas da Comunicação na Área Digital”. As palestras trarão informações sobre assuntos atuais, como A Cidadania Digital contra as Fake News; O Mercado de Vídeo na Era Digital; A Construção da Imagem do Jornalista e Publicitário no Cinema.

Programação

Segunda-feira (23/09)

O jornalista Michel Carvalho é o responsável por abrir a Semana de Comunicação com a palestra Educação Midiática e Desinformação: A Cidadania Digital contra as Fake News, a partir das 9h, na sala 321, do Bloco M. Michel Carvalho é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Comunicação Pública, atua como assessor de imprensa na Câmara Municipal de Cubatão.

No período da noite, o tema Release Eletrônico – O Mercado de Vídeo na Era Digital será apresentado por Silvio Reis, às 19 horas, no Auditório do Bloco E – 4º andar. Silvio Reis é formado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Rádio e TV. Hoje é CEO da Produtora Release Eletrônico e coordena o desenvolvimento e a produção de conteúdo em coberturas nacionais e internacionais para emissoras de TV.

Terça-feira (24/09)

Mestre em Comunicação pela UMESP, Helder Marques falará sobre Jornal Sem Patrão: O preto no branco no enfrentamento na Ditadura Militar. A palestra começa às 9h, na sala 321, do Bloco M. Logo após, às 10h, a doutora em Comunicação, Xenya Bucchioni, ministrará a palestra Imprensa Alternativa: da Ditadura ao Digital, no mesmo local.

Helder Marques é docente do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília. Trabalhando como jornalista desde 1976, já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação e no meio Impresso. Xenya Bucchioni é, além de Doutora em Comunicação pela UFPE, pesquisadora nas áreas de Mídia e História da Comunicação. É uma das co-fundadoras da Lab21.

Para os alunos de Publicidade e Propaganda, Cid Marcos Lima realizará uma oficina para tratar sobre Luz contínua para produtos no estúdio 428, do Bloco M, às 10h. Cid atua como professor de Comunicação, além de ser um profissional na área de áudio e vídeo.

O período noturno recebe Guilber Hidaka para tratar sobre Informação, Imagem e Movimento: A trajetória da Produtora Búfalos e as novas possibilidades para o Jornalismo Audiovisual, com os alunos de Jornalismo. A palestra acontece no Consistório do Bloco M, às 19h. Fundador e diretor da Produtora Búfalos, produtora de vídeo, o publicitário Hidaka é também diretor de arte e já atuou como fotógrafo profissional.

A ex-aluna Vivian Cecchi estará no Auditório do Bloco E – 4º andar para tratar sobre Novos cenários digitais e o novo modelo de rentabilidade das agências de publicidade, às 19h30. Vivian tem vasta experiência na área publicitária, tendo atuado em empresas como Pepper Comunicação e Takerta. Hoje, é gerente de contas sênior da agência W/McCann, onde realizou campanhas como a dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para o Banco Bradesco.

Quarta-feira (25/09)

Os alunos da manhã terão uma atividade diferenciada na quarta-feira, que conta com a Oficina de História em Quadrinhos, ministrada pelo professor André Rittes, às 9h,  sala 420A, do Bloco M.  Autor de três livros, André é também docente do curso de Jornalismo da Unisanta. Os livros são resultados de sua experiência de anos dentro da área de Televisão, onde fez de tudo, como pauta, edição e produção.

O Consistório do Bloco M contará com duas palestrantes na noite de quarta-feira, às 19h. As jornalistas Patrícia Palumbo e Juliana Justino se juntam para falar sobre Comunicação Ambiental nas Redes Sociais.

Patrícia Palumbo é jornalista especializada em rádio e meio ambiente. Há 21 anos no ar com o programa de rádio Vozes do Brasil, já foi premiada três vezes pela APCA. É também autora de três livros sobre entrevistas. Juliana Justino é a responsável pelas redes sociais do Projeto Albatroz. Também possui experiência nas áreas de Assessoria de Comunicação, Rádio e Jornalismo On-line.

Às 19h30, o diretor superintendente da Federação Nacional de Agências de Propaganda, Alexis Pagliarini estará presente no Auditório do Bloco E, para falar sobre Top Trends Cannes Lions 2019 – As tendências e o melhor do festival mundial de publicidade. Além de diretor superintendente da FENAPRO, Alexis é especialista em processos de Design Thinking e Criatividade. Já foi duas vezes palestrante no Cannes Lions Festival e apresenta há 4 anos o Cannes Lions Road Show.

Quinta-feira (26/09)

O jornalista e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, Eduardo Ricci, recebe os alunos para uma Sessão de Cinema – Café Lanterna, às 9h. O Cineclube fica no 5º andar do Bloco E. Ricci é também diretor de cinema, tendo criado a Ricci Filmes – Produtora da Experiência do Cinema em 2004. Também leciona cinema e vídeo em cursos e oficinas de extensão em diversas Instituições Culturais e de Ensino Superior.

A Comunicação nas Organizações em Tempos de Transformação Digital é o tema da palestra do período noturno, que reúne os jornalistas Murilo Neto Gonçalves e Renata Nascimento. O assunto será abordado no Consistório do Bloco M, às 19h. Renata Nascimento trabalha na Scania do Brasil, como assessora de imprensa da montadora, e é também mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Murilo Neto Gonçalves é jornalista e atua como Secretário Adjunto de Comunicação Social da Prefeitura de Santos. Já atuou também como Assessor de Imprensa.

O publicitário Pedro Baars vem até o Auditório do Bloco E para discutir sobre Mídia Programática: o presente e futuro da publicidade, às 19h30. Pedro é executivo de contas da Predicta, um hub de soluções em mídia digital, e já está no mercado desde 2009. Também já atuou na Melt, primeira empresa de mídia programática da América Latina.

Sexta-feira (27/09)

O último dia de palestras se inicia com a professora Paula Denari, tratando sobre A Construção da Imagem do Jornalista e Publicitário no Cinema, às 9h. Além de mestre em Comunicação pela USP, a professora e jornalista Paula é docente do curso de Jornalismo da Unisanta e é licenciada em Letras – Português e Inglês.

Na sala 321, do Bloco M, às 10h30, o jornalista Wagner Aragão falará sobre Escrita Criativa, fechando o ciclo de palestras do período da manhã. Wagner é professor das disciplinas de Comunicação e Marketing no Paraná e mestrando em Estudos de Linguagens. Atua, hoje, como Editor Geral da Rede Macuco.

O encerramento da 21ª Semana de Comunicação trará o jornalista William Tavares e a professora Adriana Lucena. Os dois estarão reunidos no térreo do Bloco M, às 19h30. William Tavares é ex-aluno do curso de Jornalismo da Unisanta, tendo se formado em 2005. Após a graduação, atuou em diversas emissoras de TV, como a Santa Cecília TV, TV Tribuna e Rede Record. Em 2011 entrou na ESPN, onde apresentou diversos programas, como o Linha de Passe.

Além de especialista em Criação Visual e Multimídia, a publicitária Adriana Lucena é também docente do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta. Se formou também em Artes Plásticas pela Unisanta.

Além da roda de conversa, haverá também um momento musical com a banda Los Volks às 19h, junto com uma batalha de rap entre dois alunos e a apresentação dos alunos Larissa Barbosa, Leonardo Barbosa e Alexia Souza.