O Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta, em parceria com a produtora Ricci Filmes, realiza o Ciclo de Cinema “Degustando Don Corleone”, uma programação imersiva e diversificada para oferecer ao espectador uma experiência expandida sobre a obra-prima do diretor Francis Ford Coppola “O Poderoso Chefão”, que completa 50 anos este ano.

Toda a programação abordará, como tema central, “o afeto na entrelinha das masculinidades e a não violência”. O ciclo começa com a exibição de dois episódios da série “The Offer”, no dia 17 de agosto, às 18h, com entrada franca. Os episódios serão exibidos até 1.º de setembro, sempre dois episódios por quarta-feira. Já os filmes da trilogia do cinema serão exibidos nos dias 18/08 (“O Poderoso Chefão 1”), 25/08 (“O Poderoso Chefão 2”) e 01/09 (“O Poderoso Chefão 3”), sempre às 18h, na Sala Maurice Legeard de Cinema, sede do Cineclube Lanterna Mágica, da Unisanta (bloco E, 5.º andar).

Além da exibição dos filmes e da série, o ciclo expandirá sua programação com a cine imersão “Masculinidades com Maha Lilah” (jogo de tabuleiro sobre a expansão de consciência), dia 15/09, às 19h, com inscrição gratuita e com vagas limitadas. Haverá também o cine debate on-line “E agora, Don Corleone?”, dia 22/09, às 19h, no canal do Cineclube Lanterna Mágica no Youtube. E para encerrar a programação, será realizado o jantar às escuras “Degustando Don Corleone”, dia 29/09, às 19h30. Apenas o jantar é pago e não acontecerá no Cineclube Lanterna Mágica. O local e o valor da reserva do jantar ainda é um segredo. Toda a programação tem apoio cultural da locadora Vídeo Paradiso.

Por que degustar Don Corleone hoje?
Para Eduardo Ricci, cineasta e professor coordenador do Cineclube Lanterna Mágica e curador do ciclo de cinema, todo cineclube tem como missão pensar o seu tempo presente a partir da experiência do cinema. Com este objetivo, o Cineclube da Unisanta elaborou este ciclo de cinema para celebrar os 50 anos do filme “O Poderoso Chefão” e para colocar em debate a não violência e as masculinidades em tempo de polarização entre o ódio e o medo de ser quem se quer ser. Ricci afirma também que em vários lugares do mundo, a estrutura familiar passa por fortes transformações e Coppola tratou desse assunto em 1972, na sua obra-prima sobre as facetas de um sistema corrompido, o mesmo que teimamos em chamar de “democracia”. Debater as masculinidades hoje é poder mostrar que o dialogo é possível, mesmo que os interesses sejam maiores para grupos que acumulam riquezas e buscam manter o status quo.

Como participar?
Para as sessões da série “The Offer” e da trilogia “O Poderoso Chefão”, basta chegar no horário e garantir seu lugar. A cine imersão “Masculinidades com Maha Lilah” será com vagas limitadas e apenas homens poderão participar. O cine debate “E agora, Don Corleone?” será on-line via canal do Youtube do Cineclube Lanterna Mágica e contará com participação de convidados especiais. Já o jantar às escuras será com vagas limitas, terá ingresso vendido a partir de 30 de agosto, quando informaremos o local, mas a pré-reserva já pode ser feita pelo e-mail cinericci@yahoo.com.br. Será entregue uma declaração de participação aos espectadores que frequentarem de 75% das ações culturais, valendo como um curso livre sobre narrativa cinematográfica.

PROGRAMAÇÃO – CICLO DE CINEMA

– Sessões: a Série “The Offer”
(Quartas – 18h – 17, 24 e 31/08 e 14 e 21/09 – Local: Cineclube Lanterna Mágica)

Sinopse: A minissérie The Offer apresenta os bastidores por trás da obra prima de Francis Ford Coppola (Dan Fogler), “O Poderoso Chefão”, estrelado por Marlon Brando (Justin Chambers) e adaptado do livro de Mario Puzo (Patrick Gallo). A trama acompanha o produtor Albert S. Ruddy (Miles Teller) e Robert Evans (Matthew Goode) enquanto se preparam para a produção do filme e se esforçam para driblar todos os problemas enfrentados durante o processo. Com a ajuda de sua parceira Bettye McCartt (Juno Temple), Albert consegue juntar as peças do que eventualmente se tornaria uma das maiores produções do cinema norte-americano. Porém, um dos principais problemas durante da adaptação do livro foi o impasse causado por algumas das grandes famílias do crime organizado. Incomodado pela exposição da trama sobre a família Corleone, Joe Colombo, um dos chefes da máfia de Nova Iorque, tenta dar fim a produção do filme, chegando a ponto de ameaçar os produtores de morte. Mas, mesmo correndo risco, Albert se negou a interromper o grande projeto de sua vida.

Faixa etária: 16 anos

– Sessões “O Poderoso Chefão 1, 2 e 3”, de Francis Ford Coppola
(Quintas – 18h – Local: Cineclube Lanterna Mágica)
18/08 > O Poderoso Chefão 1 (EUA, 1972)
25/08 > O Poderoso Chefão 2 (EUA, 1974)
01/09 > O Poderoso Chefão 3 (EUA, 1990)

Faixa etária: 16 anos

– Cine Imersão “Masculinidades com Maha Lilah”
(Quinta – 19h – 15/09 – Local: Cineclube Lanterna Mágica)
Jogo de tabuleiro sobre a expansão de consciência, com base em cenas do filme “O Poderoso Chefão 1”. Inscrição gratuita com vagas limitadas.

O que é Maha Lilah?
Maha Lilah é um jogo milenar que surgiu na região de Uttar Pradesh, norte da Índia. Estima-se que ele foi criado há pelo menos dois mil anos. Por ser lúdico, tem o poder de levar o participante a se lembrar de si mesmo e aspectos que muitas vezes estão em seu inconsciente.

Faixa etária: 18 anos

– Cine Debate “E agora, Don Corleone?” (Quinta – 19h – 22/09 – Local: Cineclube Lanterna Mágica)
Debate sobre as masculinidades e a não violência a partir da estrutura narrativa e estética do filme “O Poderoso Chefão 1”, com a participação de profissionais da área de psicologia, sociologia, comunicação, terapias integrativas e urbanismo. Participação livre no Canal do Cineclube Lanterna Mágica, no Youtube.

– Jantar às escuras “Degustando Don Corleone” (Quinta – 20h – 29/09 – Local: Cineclube Lanterna Mágica)
A proposta é criar um espaço harmonizado com a boa gastronomia, surpresa, vinhos, músicas, com base no filme “O Poderoso Chefão”. O cinema estará presente de forma inusitada e surpreendente, junto aos participantes em momentos de imersão.

Faixa etária: 18 anos

Inscrições (Cine Imersão e Jantar às Escuras)
cinelanternamagica@gmail.com / 13 98230-4599

+ INFOS | CONTATOS | REDES SOCIAIS
> SITE: www.unisanta.br/cineclube
> WhatsApp: 13 98230-4599
> E-MAIL: cinelanternamagica@gmail.com
> INSTAGRAM: @cineclubelanternamágica
> FACEBOOK: – www.facebook.com/cineclube.lanternamagica/
> YOUTUBE: Cineclube Lanterna Mágica