Da pequena escola a uma renomada instituição de ensino e referência na prática acadêmica e esportiva. Este é o panorama temático exposto no Memorial Santa Cecília, espaço de preservação e difusão da memória da Instituição, idealizado pelo Colégio e pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), que contará também com o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil. A inauguração da primeira etapa deste projeto está agendada para o dia 3 de agosto, às 11 horas. Confirme a sua presença aqui: https://bit.ly/MemorialSantaCecilia

Iniciativa pioneira na região, a criação do Memorial Santa Cecília, localizado no pátio do Bloco M da Unisanta, materializa a preocupação com a memória histórica da Instituição, referência no País, que há 61 anos fomenta capacitação e desenvolvimento do indivíduo.

O recorte para a exposição perpassa por três vetores: a trajetória da família Teixeira, da Instituição de Ensino, o esporte, com ênfase à natação. A narrativa, representada por notável cenografia que surpreenderá o visitante, teve como suporte o acervo documental, iconográfico e textual e memorabilia coletados na Entidade. Todas as informações do acervo podem ser acionadas também por QR Code, de fácil acesso no local.

No primeiro espaço, como um túnel do tempo, destacam-se objetos do professor Milton Teixeira e dos filhos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo junto com documentos da primeira escola Santa Cecília e da Universidade.

O espaço é dividido em 3 painéis. O Painel 1 mostra a origem da Família Teixeira e a história do professor Milton, com informações e fotos sobre infância, formação acadêmica, trajetória profissional, trajetória esportiva e literária.

No Painel 2, chama a atenção o espaço idealizado da sala de Milton, com sua mesa de trabalho, diversas condecorações e publicações.

Já o Painel 3 resume o envolvimento proativo dos irmãos Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo, junto às atividades administrativas e acadêmicas da Universidade, que compreendiam a responsabilidade de levar adiante o que havia sido construído e o compromisso com a renovação e aprimoramento da Instituição.

Ainda no primeiro espaço, os visitantes podem conhecer um pouco sobre a origem do Colégio Santa Cecília, desde a compra da primeira escola, localizada na Av. Rodrigues Alves, 332, até ela se tornar um dos maiores complexos educacionais do País.

Para a curadora do Memorial, Esp. Marjorie C. F. Medeiros, conhecer o processo de construção de uma instituição ou de uma sociedade é uma maneira de conservar e fortalecer seu passado. “O pioneirismo da Unisanta, referência na formação acadêmica e esportiva na região, em organizar o Memorial Santa Cecília, é de extrema importância para a própria Universidade, assim como para a comunidade em que está inserida, permitindo um novo olhar sobre a instituição, além de salvaguardar sua história para futuras gerações. Em suma: valorizar o passado e possibilitar a sua articulação com as ações desenvolvidas no presente e no futuro”.

UNISANTA e o ESPORTE – No segundo espaço, o núcleo esportivo, mostra como a paixão que a família Teixeira mantém pelo esporte reflete na Universidade Santa Cecília. Entusiasta do esporte e compromissado com a educação, para Milton Teixeira foi a combinação ideal, o início da expansão e de um novo conceito educacional.

No local estão alguns dos principais troféus conquistados pela natação da Unisanta, assim como painéis com os primeiros nadadores na década de 1970 e de nadadores das novas gerações a partir da década de 80, atletas de renome nacional e internacional que representaram a Universidade no passado e presente, como Ana Marcela, Nicholas Santos, Léo de Deus, Lucas Santos e Felipe Ribeiro. O visitante poderá conhecer troféus, medalhas e vestimentas cedidas pelos atletas, com destaque para as medalhas olímpicas de ouro, da nadadora Ana Marcela, e de bronze, de Poliana Okimoto. Igualmente a trajetória da maratonista aquática Renata Agondi, nadadora da Unisanta que faleceu tragicamente na travessia do Canal da Mancha, recebeu sensível homenagem.

O intuito da mostra é preservar e democratizar as referências patrimoniais da instituição para que o público, ao caminhar entre seus ambientes, tenha um olhar renovado sobre a Universidade Santa Cecília, instituição acadêmica e esportiva de significativa importância para a memória pública do País.

Segundo o arquiteto Gino Caldatto Barbosa, responsável pelo Projeto Expográfico do Memorial, em 100m2 de área foi seguido um recorte temático que serviram para determinar a elaboração da individualidade dos ambientes. “Nesse contexto de inserção das obras, foi natural iniciar a visita por uma espécie de ‘Túnel do Tempo’ onde o visitante poderá conhecer a memória da família Teixeira e da Universidade. Em seguida, o ambiente que trata do esporte na Unisanta, com ênfase para a natação, foi pensado como cédula de identidade impressa dos atletas, em que o público conhecerá suas imagens e conquistas”.

Hall da Fama – Ainda como parte do Memorial, foi instalado o Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil, inovador e pioneiro do País. A princípio, o espaço destaca quatro atletas brasileiros de expressão na modalidade: Ana Marcela Cunha, Poliana Okimoto, Igor de Souza e Abílio Couto.

O Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil é um projeto para homenagear os melhores atletas da modalidade e personalidades que ajudaram o esporte a crescer no Brasil. Anualmente serão homenageados atletas e dirigentes através de uma votação dos membros do conselho.

Para o presidente do Hall da Fama das Maratonas Aquáticas do Brasil e diretor da Federação Aquática Paulista, Igor de Souza, a decisão de se instalar o Hall da Fama na Unisanta “foi por merecimento e agradecimento, uma vez que a Universidade é a principal apoiadora e incentivadora das Maratonas Aquáticas, além de estar na cidade de Santos onde grande parte da história deste esporte foi iniciada”.

“As Maratonas Aquáticas e a Unisanta são uma fusão que só gerou alegrias. Duas medalhas olímpicas para o país, etapa da Copa do Mundo com recorde de participantes, sede de preparação e swim camp para diversos países, devido à logística de piscina e mar, sede de Encontro de Técnicos e cursos voltados para a modalidade”, conclui Igor.

Para a escolha dos homenageados, são considerados os seguintes requisitos: atletas brasileiros com resultados expressivos em nível internacional; atletas/técnicos brasileiros de resultado ou contribuição para a evolução do esporte; dirigentes/incentivadores brasileiros que contribuíram para o desenvolvimento do esporte.

Neste ano, o indicado será definido pelos três membros que também estão no Hall da Fama Internacional, ou seja, Igor de Souza, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha.

RSVP e imprensa:

– Data: 03/08/2022 – 11h00.
– Local: Unisanta – Bloco M – Piso Térreo.
– Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos/SP.
– Confirme a sua presença aqui: https://bit.ly/MemorialSantaCecilia
– Erika Alencar – Assecom: assecom@unisanta.br | (13) 9-8125-8585.
– Elizabeth Faria – Assecom: assecom@unisanta.br | (13) 9-9791-4142.
– Marcelino Silva – Relações Públicas: rp@unisanta.br | (13) 9-8809-7236.