A presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro de Estudos Pagu Unisanta (CEP), Lúcia Maria Teixeira Furlani, é convidada especial da Ministra da Cultura, Anna Buarque de Holanda, na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, que  acontecerá em Recife, no dia 9 de novembro, homenageando, neste ano, Pagu.

O Ministério da Cultura (MinC) e a Presidência da República rendem, assim, também uma homenagem ao trabalho que Lúcia realiza como escritora e pesquisadora do tema, há mais de 22 anos. Suas diversas obras e iniciativas culturais sobre Pagu — Patrícia Galvão — foram responsáveis pelo resgate da memória dessa mulher precursora, jornalista, participante do modernismo, militante política e cultural, cujo centenário foi comemorado em 2010.

Na cerimônia, Lúcia entregará à Ministra da Cultura Anna Buarque carta escrita por Pagu na prisão, que ficou guardada e inédita 72 anos. Lúcia possui o maior acervo sobre Pagu, composto de 3 mil documentos, incluídos originais, cartas, fotos, livros, cadernos, manuscritos, reunidos no CEP, em Santos.

O Ministério da Cultura solicitou sua assessoria em todas as etapas da cerimônia. Desde a escolha do tema, por ela sugerido: “Pagu – Sonho Luta Paixão”, assim como seus livros  serviram de base para a direção artística do evento e serão entregues pela Presidente e a Ministra às autoridades presentes. Lúcia é autora da trilogia “Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo” (1988 – livro e filme); “Croquis de Pagu” (2004) e “Viva Pagu” (2010; este, em coautoria com Geraldo Galvão Ferraz), entre outras obras.