Alertar as autoridades e a população sobre a importância da preservação ambiental é o objetivo da pesquisa feita pelas alunas de Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Aline Ornedilla e Thais Benedicto, em parceria com a ONG Gremar – Associação de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos. O Trabalho de Conclusão de Curso revelou que a morte de tartarugas está ligada ao lixo que é jogado no mar e acaba no estômago dos animais. A pesquisa foi tema da reportagem “Tartarugas: morte num mar de lixo”, de página inteira com fotos e chamada na capa, publicada nesta segunda-feira, 7/11, no Jornal A Tribuna

As estudantes descobriram restos de bitucas de cigarro, copos plásticos, linhas, chicletes e camisinhas no estômago de 50 tartarugas marinhas encontradas mortas na região. Esses objetos causam a morte das tartarugas e de outros animais, como aves marinhas e toninhas (pequenos golfinhos).

A pesquisa será concluída em dezembro, quando será exibida para a banca. Após finalizada, a Gremar pretende expor o trabalho, com a finalidade de alertar a população.

De acordo com a reportagem, é a primeira vez que se estuda uma amostragem tão grande. Já foram feitas outras pesquisas, porém só analisaram o interior de apenas uma tartaruga.