O livro Caminho para Ver Estrelas foi recorde de vendas do estande da Editora Cortez, durante a Feira

A psicóloga, educadora e escritora Lúcia Teixeira, ao lado de nomes de autores consagrados como Laurentino Gomes, Ana Maria Machado, Mauricio de Sousa, Pedro Bandeira e Mirian Leitão, foi destaque, nos dias 6 e 7 de setembro, da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a maior feira literária da América Latina. Mais de 700 mil pessoas prestigiaram o evento.

A autora foi convidada para participar de dois momentos especiais da Bienal. No estande da Editora Cortez, Lúcia lançou seu livro infantojuvenil “Caminho para Ver Estrelas”, editado em parceria com a Unisanta. Foram dois dias de autógrafos (6 e 7 de setembro). A obra teve seus exemplares esgotados, com recorde de vendas do estande.

Diversificado e grande público de jovens de todas as classes sociais, famílias e profissionais presentes na Bienal do Livro do Rio de Janeiro foram conversar com a autora sobre a história deste seu 11º livro.

Professores e psicólogos estão usando o livro para trabalhar temas como depressão, ansiedade, falta de criatividade e esperanças, entre outros abordados no livro. “Por meio dos personagens adolescentes, há o estímulo à reflexão, à expressão de sentimentos e ao aprendizado a partir dessas histórias de vidas. Fico feliz em estar atingindo um dos objetivos do livro, fazer o leitor refletir, vencer a desesperança e mudar o mundo ao seu redor. Os personagens cumprem desafios nos quais precisam usar a imaginação e a criatividade, superar o individualismo, para lidar com segurança com as frustrações da vida adulta. Coincide com o momento em que devem fazer muitas escolhas na vida.”

O livro oferece muita informação, com linguagem ágil e dinâmica, aventuras, além de questionamentos e alertas. “ Em nossa sociedade de consumo há a pressão social pelo sucesso a qualquer preço, pelo corpo perfeito, o que pode gerar sentimentos de frustração com a própria vida, de não pertencimento e  desesperança, que podem se aprofundar na adolescência.  Precisamos de vínculos sociais fortes, na família, amigos e outros grupos e mostrar que há razões para viver. Construir esses caminhos para ver estrelas, todos juntos, agora.”

A psicóloga e professora do ensino médio da rede estadual do Rio de Janeiro, Juliana Xavier, se interessou pela obra por abordar assuntos tão importantes para os jovens de hoje.  “Gostei do tema, da forma como a escritora aborda a questão da depressão, da amizade. Como psicóloga, atendo muitos adolescentes e trabalho com eles nas escolas. Com o passar do tempo eles estão ficando com o ego cada vez mais fragilizado. O livro, a história, os personagens, são um caminho que eles podem ter para perceber que essas vivências, sentimentos e emoções não são só deles. Quando você percebe que há outros sentindo o mesmo que você, você se fortalece”.

Juliana diz ainda que trabalha com seus alunos e pacientes essa questão. “São pessoas que não são acostumadas a ouvir não, não têm boa tolerância para frustração, criam muitas expectativas. Eles precisam se organizar e se aceitar. Vou trabalhar essa obra com os meus alunos na rede estadual de ensino na disciplina Projeto de Vida, idealizada para ajudar os alunos na criação da identidade e fortalecer os alunos. Eu já faço esse trabalho e estou sempre buscando coisas novas”, finalizou entusiasmada.

Para alguns jovens que visitaram a Bienal, esse foi o primeiro contato que tiveram com uma escritora. Com semblantes admirados, eles conversaram muito com a autora e se empolgaram com a obra. “Gostei da parte em que você pode ouvir música enquanto lê. Gosto de ler, mas foi muito difícil escolher livros no meio de tantos. Caminho para Ver Estrelas me chamou muita atenção”, disse Ariane, de 12 anos.

“Escolhi esse livro porque temas como espaço e  viagens no tempo despertam meu interesse. O fato da jovem que, além de ter passado por depressão, luta com a própria mente para viver uma aventura”, conta William Falheiros, de 18 anos.” Também quero experimentar a playlist, uma ideia nova, nunca vi isso em um livro”.

A adolescente Ana Mardini  também comprou o livro durante a Bienal. Ela foi uma das muitas jovens que mostrou seu encantamento pela obra em um post em sua rede social: “Se eu estou apaixonada? Kkk apaixonada é pouco, amei demais, livro incrível.”

Já Paola Lessa conhecia obras anteriores de Lúcia e foi ao estande com o objetivo de comprar o livro e pegar um autógrafo para filha Ana Carolina, aflita para obter a obra. “Vim especialmente para isso. Minha filha já tinha visto esse livro na internet, se interessou muito e eu corri para comprar. Fiquei preocupada em não conseguir o autógrafo, mas graças a Deus deu tempo”.

“ É um momento mágico esse encontro entre o leitor e o escritor. Participo porque acredito que é também uma forma de incentivar o gosto pela leitura e por ações culturais, de resistir e não se abater. Colocar a mente e o coração das pessoas em estado de felicidade, que despertem curiosidade, sonhos e fantasia criativas. Agradeço o convite para estar em mais uma Bienal, em dois eventos tão especiais, o lançamento de meu último livro e a palestra no estande do Japão, a convite do Consulado- Geral desse país no Rio”, completou Lúcia Teixeira.

O Segredo da Longa Vida

No estande do Consulado do Japão, Lúcia ministrou palestra baseada em sua obra “ O Segredo da Longa Vida” (Editoras Unisanta / Global), primeiro infantil brasileiro traduzido para o japonês e entregue pela escritora ao imperador Naruhito, nos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Esse livro faz parte da Trilogia do Tempo que inclui “Tudo é possível” e “Caminho para ver estrelas”.

Dezenas de pessoas, entre imigrantes, descendentes de japoneses e interessados na cultura oriental, ouviram atentamente a explicação da autora que encantou o público com as aventuras da japonesinha Aiko, recém-chegada ao Brasil em 1908, e do brasileirinho Lucas, perseguidos por maligno ninja.  Por meio dos personagens Aiko, nome em homenagem à filha do imperador, que significa Amor, e Lucas, nome do filho da autora, cuja raiz é Luz, Lúcia enfatizou a amizade Brasil–Japão no passado e na nova era nipônica, Reiwa.

Na oportunidade, a escritora entregou exemplares do livro editado em português e também em japonês à Cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Rina Ishikawa. “ Agradeço emocionada em nome de todos os japoneses e imigrantes à professora Lúcia Teixeira, por sua imensa contribuição e conhecimento apurado da história da imigração nipônica, transmitindo para as novas gerações esse legado histórico e fortalecendo a amizade e o intercâmbio entre os dois países”.

Sobre Caminho para Ver Estrelas  – Em uma cidade praiana,  os jovens acordam infectados com uma misteriosa doença: perderam a capacidade de imaginar, de ter desejos, de criar, de acreditar em si mesmos e não conseguem mais enfrentar frustrações. Os adolescentes Lucas e Ana são os narradores desses fatos e passam a viver nesse dia em universos paralelos, que dão origem a histórias diferentes no espaço-tempo, em mundos medonhos e sombrios. Com uma narrativa ágil e não linear, como um game de takes rápidos e muita ação, os personagens Lucas (presente como criança nos dois livros infantis anteriores) e Ana seguem uma jornada nas fendas entre passado e presente, ao lado de pessoas comuns, seres malignos e visões apocalípticas de um futuro próximo do Planeta.

Metáforas para temas atuais como depressão, poluição, destruição do meio ambiente, loucura, drogas e inclusão garantem a atualidade da obra, que também inclui uma playlist selecionada especialmente para os momentos importantes da história e os sentimentos dos personagens.

Sobre a autora  –  Lúcia Teixeira é Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga e escritora. Foi indicada ao prêmio Jabuti e recebeu outros relevantes prêmios. Autora, entre outros, de Fruto proibido – um olhar sobre a mulher; Autoridade do professor – meta, mito ou nada disso; da trilogia Pagu – livre na imaginação, no espaço e no tempo; Croquis de Pagu e Viva Pagu – fotobiografia de Patrícia Galvão; e A claridade da noite – o aluno do ensino superior noturno. Suas pesquisas sobre o Ensino Superior embasaram o Plano Nacional de Educação. É presidente do Colégio e Universidade Santa Cecília (Santos–SP) e diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

Ficha técnica

“Caminho para ver estrelas
Editoras: Cortez e Unisanta
ISBN 978-85-249-2715-7
Páginas: 136
Preço: R$ 38,00

“O Segredo da Longa Vida”
Editora Unisanta
ISBN 978-85-260-1316-2
Páginas: 20
Preço: R$ 20,00

Em Santos os livros estão à venda na Livraria Martins Fontes e na Unisanta; e na internet, em vários sites.