Livro ‘Karatê-Do: As lições que aprendi com o sensei Sasaki’, escrito pelo prof. Paulo Bartolo, será lançado na Unisanta, dia 27/3

30

A obra retrata a prática da arte marcial através dos ensinamentos deixados pelo sensei Sasaki, professor e mentor do autor

Em uma noite especial, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) sediará o lançamento do livro ‘Karatê-Do: As lições que aprendi com o sensei Sasaki’, escrito pelo sensei da Unisanta, Paulo Bartolo.

O evento acontecerá no dia 27 de março, às 19 horas, no Consistório da instituição. A obra possui um conteúdo abrangente, retratando os ensinamentos da prática na arte marcial, deixados pelo professor e mentor de Bartolo, sensei Sasaki – falecido em 2017.

“É um livro especial porque representa o legado que a gente teve, esse contato durante mais de 35/40 anos que estivemos juntos e com isso, eu tento mostrar um pouquinho do que ele me passou, pela minha interpretação, é claro”, ressalta o autor em um vídeo.

Na noite do lançamento, haverá uma palestra sobre os 40 anos de Karatê-Do na Unisanta.

Mais de 5.000 karatecas já receberam os ensinamentos de Bartolo em escolinhas e academias da região. É autor de cinco livros lançados e já vendeu mais de 7.000 exemplares. Foi técnico campeão em diversas ocasiões, com títulos de destaque no Brasil e no exterior. É técnico da seleção santista e ex-técnico das seleções paulista e brasileira.

Escolinha de Karatê Unisanta

Bartolo ministra aulas de karatê na Unisanta há 39 anos. Desde 1979 já formou 1.600 atletas na instituição.

A escolinha de Karatê da Universidade já revelou atletas que se destacaram no mundo do esporte, alguns deles chegando às Seleções Paulista e Brasileira de Karatê, como Lorenzo Prieto (medalha de Ouro no Torneio dos Campeões 2017, Bronze no campeonato Open Arnold Internacional e Prata no Campeonato Paulista); Letícia Carquist (medalha de Prata no Campeonato Open Arnold Internacional e Prata no Campeonato Paulista) e Matheus Bortolomasi (medalha de Bronze no Torneio dos Campeões e campeão da Copa São Paulo 2017).

Bartolo é formado em Engenharia Civil e professor de Educação Física. Especializado em Treinamento Desportivo e Pós-Graduado em Karate-Do Bases Metodológicas e Psicológicas do Treinamento.  Além de escritor, é professor universitário, organizador de eventos de Karate e faixa preta 6º Dan pela Confederação Brasileira de Karate.

Em março de 1973 iniciou seu aprendizado de Karate no Clube Internacional de Regatas, em Santos, com o Prof. Manoel Góes Lameiro, no estilo Shorin-Ryu. Formou-se faixa preta com o Prof. Osmar Teixeira Vieira em 1979 quando passou a treinar com o Mestre Yoshihide Shinzato.

Em 1985, passou a ser aluno do mestre Yasuyuki Sasaki, do estilo Shotokan que representa a JKA (Japan Karate Association) no Brasil.  Fez cursos de atualização técnica com Mestres Yasutaka Tanaka e Yoshizo Machida no Brasil e outros  com os mestres da linhagem direta de mestre Funakoshi como Hidetaka NIshiyama, Hirokazu Kanazawa, Hideo Ochi e Teruyuki Okazaki. Da JKA treinou com Senseis Yamamoto, Imura e Yokomichi.

Na ilhas de Okinawa fez cursos de especialização com os mestres  Isamu Arakaki, Zempo Shimabukuru, Minoru Higa,  Sigeru Takamiyagi, Morio Higaonna, Yoshio Kuba, Seisho Itokazu, Tuyosi Uechi e Katuhiko Sinzato. Na Europa treinou com Katsunori Tsuyama, Hiroshi Shirai, Koichi Sigimura, Takuya Taniyama, Keith Grever, Toribio Osterkamp, David Harzard e Mick Dewel.

Serviço

Lançamento do Livro ‘Karatê-Do: As lições que aprendi com o sensei Sasaki’

Dia 27 de março, às 19 horas

Local: Consistório da Unisanta. Rua Oswaldo Cruz, 277