O Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, realiza o 13º Encontro de Cinema da UNISANTA, dia 24 de setembro, às 19h, no auditório do bloco E, 5º andar, da Universidade. Nesta edição o espectador assistirá aos curtas “Semivida”, de Diego Lara e “Aos Pés”, de Zeca Brito, os mais votados do CINEME-SE 2010. Haverá também a apresentação da videoperfomance sobre o tema “O corpo como cenografia do eu” e música de cinema ao vivo com músicos convidados.

O evento faz parte do encerramento da Semana Ceciliana de Artes e Comunicação, da FaAC. Mais informações pelo telefone: 3202-7100 ramais: 257 ou 147. Com entrada franca.

Videoperformance “O corpo como cenografia do eu”
A videoperformance aborda os espaços invisíveis e visíveis do corpo, o corpo que é a própria cenografia metamorfoseada no tempo-espaço. Habitamos um corpo, mas não temos o domínio do conhecimento total de sua cenografia no aqui/agora. O que se dobra aqui se estende ali; os focos se modificam a todo instante, e a tentativa de traçar um caminho definitivo e de delimitar as formas do corpo em movimento, como um mapa latitudinal, é impossível.

Videoinstalação: Eduardo Ricci
Direção da performance: Erika Karnauchovas
Performers: Ildefonso Torres Filho, Aline Cassiane, Andrea Azevedo, Fabiana Miler e Tabata Barboza.

Curtas mais votados
Semivida

De Diego Lara
HD, Ficção, 14’28”
Colorido, Itajaí/SC, 2009
Sinopse: Sandro é um roteirista de documentários. Mara é escritora de pequenos romances e contos. Eles dividem uma vida, sonhos, anseios e planejam um futuro brilhante. Tudo parece normal, até que um deles confessa que o outro não passa de um mero personagem em um roteiro esquecido.

Aos Pés
De Zeca Brito
35 mm, Ficção, 18’
Colorido, Porto Alegre/RS, 2009
Sinopse: Aos pés discute a questão da arte e suas manifestações diante das estranhezas do mundo e da matéria. O amor como ridículo, subterfúgio da irremediável solidão amorosa.
zecabrito@gmail.com

Música de cinema ao vivo
Apresentação musical de trilhas sonoras ao vivo, acompanhadas por cenas dos filmes de origem, com a cantora Tabata Barboza e convidados.

O Encontro
O primeiro Encontro de Cinema da UNISANTA aconteceu em 25 de maio de 1998. Nesse dia, completava um ano da morte do cineclubista Maurice Legeard. Para homenagear sua luta pela sétima arte, foi exibido um curta-metragem sobre as atividades do Clube de Cinema de Santos e da Cinemateca, dirigido por Eduardo Ricci. Logo após, ocorreu um debate com Gilberto Mendes, Argemiro Antunes, Elver Savietto, Juracy Silveira e Roberto Melchior. O tema do bate-papo foi o papel e a influência do cinema na produção artística de Santos. Nas outras edições do Encontro, foram debatidos temas como: cinema brasileiro, documentário, cinema como expressão cultural, ensino audiovisual e cinema infantil. Esse evento deu origem ao Cineclube Lanterna Mágica, fundado em 24 de março de 1999.

Universidade Santa Cecília
Cineclube Lanterna Mágica – UNISANTA